Wednesday, December 19, 2007

Faixa 6. Girugamesh | Música


Bem, parece que chegamos ao dia em que falamos da música, e das bandas que falei até hoje penso que esta seja a que mais tem a ver comigo, tem mais a ver com o estilo de música que ouço.


Por onde começar… ora começemos pelos instrumentos, nesta banda existem 4 instrumentos. Existe a voz, um baixo, uma guitarra e uma bateria. Como nãopodia deixar de ser, existe o belo do sintetizador para fazer aqueles sons assim mais para o sintéticos, tais como distorcer a voz do vocalista, ou então distorcer a guitarra quando necessário. Eu gosto bastante desses sons, dão assim uma certa pica às músicas, olhem que os Girugamesh, sabem dar muito bom uso aos seus instrumentos, em especial ao sintetizador, que parece dar aquele toque especial às suas músicas, na minha opinião aparece sempre na altura certa.

A voz do vocalista... ai a voz do Satoshi...este rapaz tem uma voz muito versátil na minha opinião, tanto consegue ser melódico, calmo como gritar, depende do ritmo da música...parece que é bastante melódico ao ponto de parecer que nos está a seduzir com a sua voz (ouçam a música Freesia e percebem o que estou a querer dizer XD), e gritar ao ponto de nos querer mostrar a sua raiva...não acho que tenha uma voz limpa, mas existe um tom doce nas músicas mais calmas, se bem que também um arranhar natural na sua voz, não é tipo voz rouca, nada disso... este moço consegue derreter-me quando eu o estou a ouvir, por isso a sua voz tem de ser doce XD

Quanto aos ritmos, isso depende, pois tanto podem ir dum ritmo assim mais para o calmo assim mais para o romântico, como para um bastante acelerado e pesado, penso que depende da letra, daquilo que querem expressar, do que sentiam na altura em que a letra foi escrita, pois a música terá de se adequar à letra, e se tratam um tema mais sério, mais pesado. Em grande parte das músicas elas começam assim um pouco mais calmas, e depois vão evoluindo, e às vezes ficando com um ritmo mais acelerado, outras aceleram mas não chegam a antigir um ritmo muito acelerado, evoluindo de modo a dar continuação ao tema da música mas depois voltam ao seu ritmo inicial, e por aí diante.

Cada banda tem o seu estilo de música, e o estilo dos Girugamesh é tipo um misto de vários, tem hard-rock, metal alternativo e às vezes faz-nos lembrar aquelas bandas de música indie XD. Para mim, é o misto destes váios estilos, que faz com que a sua música seja tão singular...e é por isso mesmo que a banda me faz lembrar um estilo de rock/metal alternativo, porque mesmo a sua música mais pesada tem um som bastante particular, que parece conseguir tcar os seus fans, ou quem a ouve pela primeira vez, se estão mais melodiosos sentimos um calor cá dentro do nosso peito, e se estão mais agressivos sentimos a raiva, aquela impressão cá dentro, como se o problema também fosse nosso. O Satoshi dá um peso muito emocial às músicas.

Penso que as intenções da banda primeiro são que fiquemos derretidos pelo vocalista (tou a gozar XD), se bem que fiquei com uma grande pacada pelo Satashi, isso não tem nada a ver XD...agora a sério... o primeiro objectivo duma banda é dar a conhecer o seu som, o seu trabalho, por isso esta banda além de também o fazer, e ter internacionalizado o seu trabalho, pois tem contracto com uma discográfica europeia, penso que queira deixar um pouco de si em cada pessoa que ouve a sua música conseguem fazer um trabalho tão versátil que é quase impossivel dizer que não gostemos de uma ou duas músicas suas, daí pode-se concluir que tenham um público-alvo muito variado.

Quanto às letras o que é que vos posso dizer...acho que todas as bandas, seja qual o seu estilo de música, falam de amor, pois os nossos meninos também....falam de amores perdidos, amadas que morreram, desapareceram, ou que os deixaram, falam de sonhos n realizados, desejos que sentem ou sentiram, perdas nas suas vidas, sejam de amor ou de amizade, familia, falam de desgraças, guerra (não de uma guerra em geral, mas o tema em si), falam do fim do mundo, sintuações apocalipticas, falam de força interior, conseguirmos superar os nossos medos, os nossos fantasmas, falam de tristeza e de seguir em frente com a força que temos dentro de nós... eu cá acho que eles conseguem “esgalhar” cada tema/lmúsica de uma forma excelente pois tanto seguem pela harmonia da música em si, como pelo conteúdo da letra.




Esta banda já nos surpreendeu muito, e penso que ainda nos vais surpreender muito mais. Eu cá ficarei à espera do que estes rapazes ainda têm para nos dar. Notei em cada album uma constante evolução, um ritmo cada vez mais trabalho. A sua evolução faz-me lembrar o trabalhar de uma pedra em bruto, em que de pouco vamos sendo surpreendidos com um excelente trabalho, sempre em constante evolução, na minha opinião cada vez para melhor.

^_^


Trabalho elaborado por Lenne

No comments: