Monday, December 10, 2007

Faixa 5. D'espairsRay | Música


Chegou o dia de se falar de música. Mais especificamente a música destes rapazes.


Como já é do conhecimento do público eles são, e sempre foram quatro, como tal temos apenas 4 instrumentos: voz, guitarra, baixo e bateria.
Podemos ouvir bastantes sons fabricados nas suas músicas - talvez por serem só quatro r
ecorram mais a esse tipo de sons. Se não me engano, usam mais esse tipo de sons nos inícios das músicas, às vezes também no meio e final.

Não sei qual deles toca piano ou órgão, mas também podemos ouvi-lo em certas músicas. Claro que é algo gravado e vai dando ao longo da música. Basta verem um concerto deles; eles são fieis ao seus instrumentos. Tal como as gravações de piano, também temos as backvocals femininas. Estas aparecem mais durante as partes dos refrões, dando assim um toque feminino e, a meu ver, mais profundo à música. Normalmente se as backvocals não são as femininas, são os restantes membros a fazê-las. Já podem imaginar que aquilo é mais grunhidos que backvocals, e sim, temos a outra versão de músicas mais agressivas e imprevisíveis.


Falemos um pouco de cada membro.


Vamos por ordem. Então, começamos pelo vocalista, Hizumi. Ele tem uma voz limpa, mas bastante forte, digamos que tem voz de homem (XD). A sua voz é também muito melódica, mas ele sabe como usa-la de bastante formas. Tanto podemos ouvi-lo com uma voz profunda, daquelas que embalam, como o podemos ouvir a distorcer completamente essa voz, com uns gritos um tanto ou quanto grotescos, se ele estiver a gritar dessa maneira nem sempre percebo o que ele diz. Acho que podia dizer que o Hizumi tem três tipos de voz, a melódica, a caótica e algo que fica no meio dessas XD


Quem se segue é o guitarrista, Karyu. Sim, ele é o único guitarrista da banda, mas provavelmente ao longo das músicas está a tocar duas ou três guitarras. Bem vindos ao mundo maravilhoso que dá pelo nome de tecnologia XD. Claro que ele não conseguía estar a tocar três guitarras ao mesmo tempo, é humanamente impossível, mas sempre pode gravá-las em separado e depois juntar tudo para a música. Num concerto que vi pelo youtube nota-se perfeitamente que há guitarras gravadas, estando ele a tocar provavelmente a parte que prefere em palco... Até agora só me apercebi que prefere tocar barulho, mas isso é com ele. Também não reparei em grandes solos da sua parte.Não é que tenha a discografia toda deles, mas o mais parecido a um solo é na musica “Kaleidoscope”. Mas, mais uma vez, considero aquilo mais barulho que solo - não que desgoste - mas sei que ele bem que podia "esmifrar-se "um 'cadinho. Eu ia gostar de ouvir.


O seguinte é o baixista, Zero. Bem, normalmente ou estão a marcar o ritmo com o baterista ou então até podem estar a fazer melodia. No caso dele, acho que faz ambos. São só quatro, têm que distribuir o mal pelas aldeias. Mas mesmo assim, acho que o trabalho dele não é muito facilitado visto que as músicas parecem estar sempre com pressa. Vá, não chegamos a ver fumo a sair das mãos dele, por isso deve estar tudo bem.


E por último o baterista, Tsukasa. É bastante bom no que toca a marcar o ritmo das músicas, se bem que um 'cadinho acelerado e na maior parte das vezes saem assim baterias mais para o agressivas. A meu ver dá gosto ouvi-lo. Sim, ele também consegue abrandar o ritmo, se bem que só um pouco. Está bem assim, tendo em conta o som da banda.


Como já tinha dado a entender aos poucos, os ritmos são na maior parte das vezes, acelerados, quase de forma agressiva e brusca. Por vezes tendo em conta a mensagem da música, são um pouco mais calmos.


Obviamente que são j-rock. Li no Wikipédia que estavam rotulados como metal alternativo e metal industrial... sinceramente quem escreveu aquilo só podia estar com os copos (-_-). Eu até gosto bastante deles... mas minha gente, o que eles tocam não é metal, nem quando as galinhas tiverem dentes! Mais uma vez é bastante difícil rotular algo que seja j-rock, já que eles não estão limitados a estilos; conforme o que lhes vai na cabeça é o que sai. Têm provavelmente influência de uma data de estilos, e ao mesmo tempo não são nenhum estilo. São j-rock, são indie e pronto...são eles! Podia dizer que me fazem lembrar rock americano ou algum género de rock as vezes um pouco mais agressivo, mas afirmar que são tal estilo, não me parece.


No caso deles, as músicas por vezes fazem-me sentir como se estivesse num manicómio (XD), outras como se estivesse a ter múltiplas ilusões especialmente de coisas muito estranhas (não, não ando a fumar nada), algumas são boas para quando me sinto realmente deprimida, mas nem tudo é caótico e negro...algumas até são bastante mais animadas e não tão agressivas e fazem-me sentir cheia de energia.


Bem, eles já andam por aqui há uns 8 anos, e acho que está mais que visto que as intenções deles são basicamente fazer com que a sua música se oiça em todo o mundo.


Ufa...já acabei a parte da música...hum...espero que tenha transmitido como deve ser a maneira como os oiço.
A semana D’espairsRay acaba amanha. ^_^

2 comments:

Anonymous said...

Eu gosto muito de D'espairsRay e achei bem interessante o que vc escreveu sobre eles
vlw ^^

Yari said...

Fico contente por teres gostado do que escrevi, é bom receber-mos mensagens das pessoas.
Gostávamos que mais pessoas, como tu deixassem mensagens. Queremos mesmo saber as vossas opiniões.

Muito obrigado ^_^