Friday, December 28, 2007

Faixa 4. Phantasmagoria | Música

Se repararem na ultima entrada nem sequer falei dos rapazes dos Phantasmagoria. Mas não foi por pressa, foi porque vos vou dedicar um capitulo desta semana apenas ao visual e à personalidade de cada um. Estes rapazes têm muita coisa interessante e diferente para nos mostrar.

Hoje, vou falar-vos do som do grupo e do porquê de eu dizer " infelizmente acabaram".

Os instrumentos principais da banda são aqueles mais "comuns" os quais aparentemente surgem em qualquer banda de rock/metal com a variante das duas guitarras também muito presente no j-rock. Estamos a falar portanto de duas guitarras, bateria, baixo e voz.

Comecemos por onde comecemos vamos encontrar músicos de grande solidez no campo musical. A sua experiência deu aos Phantasmagoria um início mais à frente sem passar tanto pela fase em que se experimentam muitas coisas e se aprendem qual o nosso estilo de som, de imagem, por aí fora. Estamos a falar de pessoas que já tinham estado em outras bandas com mais ou menos sucesso e como tal essa fase já lá ia. Restava agora conhecerem-se uns aos outros e tocar em conjunto.

Se iniciarmos a conversa pelo Riku, o vocalista, acho que podemos falar de uma dicção incomum. Escolhi começar por aqui exactamente pelo facto de ser tão incomum! Compreendem-se perfeitamente as suas palavras e mesmo o inglês é bastante perceptível. Sempre no tom não é no entanto uma voz com uma grande amplitude assim como também não é uma voz muito forte. Assim, embora ocasionalmente ouçamos um grito ou um "grunhido", Riku prima mais pela clareza da sua voz.

Ao seu lado duas guitarras trazidas por Iori e Jun. Bastante ritmadas funcionam de forma harmoniosa uma com a outra criando uns efeitos muito interessantes em especial quando ouvimos a música nos auriculares! Ora à direita, ora à esquerda...

Os solos são muito bons também. Não possuem uma conotação tão gótica/metal no sentido ocidental como os D mas rondam lá perto. Até porque os Phantasmagoria não tinham essa necessidade. Tinham um outro instrumento quase sempre presente que funciona de forma ocasional noutras bandas: o piano!

É na conjunção de todos os elementos e na presença do piano e do órgão sintetizados que vemos a razão pela qual as guitarras se dedicam mais a ritmos em vez de frases muito complexas que mais parecem solos dentro do corpo da música. O piano e o órgão dão-lhes esse extra que liberta as guitarras para outras coisas.

Este é sem dúvida um dos elementos chave da música dos Phantasmagoria. E também um, senão O elemento que os torna aos nossos ouvidos muito próximos das bandas de goth metal ocidentais. Pelo menos é esta a minha opinião.

Claro que continua a ser J-rock e não só pelo facto de cantarem em japonês. Como banda de J-rock as letras são deitadas cá para fora sem preocupação de rimas ou ritmos, esses lá se encontraram em conjunto com os instrumentos, as guitarras são dois corpos vivos e independentes uma da outra se bem que em estreita ligação e o volume do baixo anda cá por cima!

Falando em baixo passemos um pouco ao Kisaki e às suas linhas de baixo. Se escutarem com alguma atenção vão reparar como ele se esforça por trabalhar o instrumento. Faz-me lembrar um pouco Tsunehito se me permitirem a comparação. O ritmo está lá mas não através de uma frase simples e banal com uma ou duas notas mas sim numa complexa melodia que aparentemente é capaz de acompanhar tudo ao mesmo tempo! piano, guitarra e voz além de obviamente a bateria. É como se se tratasse de uma espécie de cola do grupo em termos sonoros.

Por fim Matoi na bateria solidificando todo o grupo. Suportando as mudanças de ritmo conhecidas no J-rock ele ainda tem de manter o ritmo acelerado de uma banda marcadamente metal. Isto só por si já é um feito não?! Para mim é XD

Letras do grupo, pelo que consegui nas traduções, são algo complexas necessitando de uma segunda leitura para entender o significado por detrás de cada arabesco que embeleza as palavras. Uma vez mais marcadamente góticas as letras revelam muito sentimento e dramatismo. Embora não as ache nenhuma obra prima, parece-me muito boas no que conta à liberdade de expressão e vontade de a exercer através da música.
Em jeito de conclusão gostava de uma vez mais referir a originalidade do som dos Phantasmagoria com a utilização dos pianos e órgãos sintetizados. Um hino ao gótico ocidental em jeito oriental.

Aqui ficam mais uns clips.

Neo Ark

Kamiuta

Actuate Eden

Qualquer uma delas bastante conhecida mas sem dúvida das mais discutidas é KamiUta.

Tai deshita!

No comments: