Thursday, November 15, 2007

Review | D - Tafel Anatomie Tour

Aqui vamos nós a mais uma review. Desta vez vou-vos falar da Tafel Anatomie tour Final, o dvd dos D (D-blood) editado este ano com o último concerto.

Mais de uma hora e meia de D no seu melhor é tudo o que os fãs precisam, eu incluída XD. Ok, agora vão dizer que tenho partidos… tenho. Mas vou manter-me neutra, prometo!

O início do cd não nos apresenta menu. Hmm, estranho ou não…

É verdade que é um concerto mas assim não conseguimos saltar para esta ou aquela música que queremos rever. Um pouco incomodativo é certo.

Asagi é o primeiro elemento que vemos numa introdução teatral e falada que dá o mote ao início do concerto: uma introdução que não reconheci do álbum Tafel mas muito agradável ao ouvido.

Vemos agora o palco ser apresentado por cortinas que se afastam lentamente (porque o pessoal do staff as estava a puxar devagar, chama-se a isso low budget XD) ao som da música também ela calma.

À frente ambos os guitarristas: Ruiza à direita e Hide-zou à esquerda. Mais atrás em dois palcos elevados Hiroki atrás da bateria mais à direita e Tsunehito mais para a esquerda. O seu baixo “extra” espreitava perto do micro e as colunas e amplificadores rodeavam o grupo.

Ao centro segundo o holofote com olhar encontramos umas escadas que sobem até uma plataforma onde uma armação metálica semi coberta com tecido ou papel branco oculta partes do vocalista. Então era dali que vinha a voz!

Asagi, teatralmente vestindo e representando semi-escondido atrás de tecidos e armação, espreita de quando em quando o seu público.

O drama calmo e sentido desta abertura foi inesperado em especial se tivermos em conta o ritmo alucinante do álbum.

Não durou muito no entanto e o público foi inundado com o ritmo dos D. Ao contrário do que temos visto noutros concertos as fitas prateadas foram logo lançadas juntando o espectáculo visual ao sonoro e pedindo ao público para se juntar.

Daqui para a frente pouco se abranda. Apenas o suficiente entre músicas e mesmo aí todos chamaram o público à festa. Os efeitos visuais acompanham o ritmo e os executantes o que gera uma boa quantidade de strobs não aconselhados a algumas pessoas…

Falando agora um pouco de cada um queria referir a voz fabulosa de Asagi mostrando como ele leva muito pouco tratamento de estúdio. Volta e meia uma reviravolta criativa, diferente daquilo que ouvimos na gravação mas nada de muito díspar. O efeito visual das suas danças e interacções com o público é que são únicos principalmente quando ele parece proteger o Ruiza com as suas saias. Não sei o que lhe deu, não me perguntem… mas se ele faz isso com o Ruiza…

Este é homem dos solos! Eu sabia que ele era lead guitar e também conhecido como guitarra solo mas o homem exagera! È quase sempre ele a solar! Hmm, não sei bem porquê o Hide também é muito bom no que faz.

Voltando ao Ruiza: Ele vibra! Tocar fá-lo sorrir. Acho que foi o que mais me chamou à atenção. Mesmo no final quando o ar cansado se começava a mostrar cada vez que o Ruiza solava ele sorria!

Mas com tanta minúcia do seu lado não lhe dá tanto espaço para o show ou para chamar o público.

O Tsunehito e o Hide tomaram essa função.

Em especial o Tsunehito! O homem é impressionantemente dinâmico e forte. Ainda mal acredito que de um pulo saio do seu palco mesmo para a ponta do palco geral baixando-se para tocar ali ao pé do público! E a loucura como salta a pés juntos para cima dos palcos dos guitarristas. Impressionante! Sempre sem perder o ritmo e aguentando aquela expressão de boneca.

Além disto, e sim volto a puxar a brasa à minha sardinha, vou chamar à atenção para a distorção usada numa das músicas que infelizmente não consigo reconhecer o nome. Mas de certeza que a notarão de imediato caso vejam o dvd! O efeito no baixo é no mínimo interessante e sem dúvida diferente de tudo o que já tinha ouvido em D.

Por agora não conto mais. Deixo para amanhã o resto. Ainda há muito para contar!

Tai deshita!


No comments: