Tuesday, April 10, 2007

Faixa 3. Moi Dix Mois | Imagem/Visual

Partindo do princípio que já devem ter conhecimento sobre o que é o mundo do Visual Kei, podemos afirmar que o Visual Kei que os Moi Dix Mois nos dão é algo mais “soft” que os Malice Mizer.

A era do uso dos vestidos clássicos e neo-clássicos encerrou com a fecho dos Malice Mizer, por outro lado, nasceu o uso de roupa moderna mas excêntrica o suficiente para por qualquer um a dizer “também quero”. Como já devem ter procurado na Inet, se não o fizeram, comecem já a fazer, Mana introduziu os conceitos de EGL (Elegant Gothic Lolita) e EGA (Elegant Gothic Aristocrat) e começou a fazer uso deles para o novo estilo dos Moi Dix Mois.

Muitas das roupas agora usadas, são mais simples mas sim, na realidade é o que condiz melhor com o novo género de música da banda. Muitas vezes confundidos com góthico puro, as roupas são baseadas sim, no género góthico que nós ja conhecemos do senso comum, mas com um carácter bem mais moderno e mais estiloso. As roupas que se vestem acabam por ser o sonho de muita gente, inclusive meu! Dado que são simplesmente belos!

Dos vários concertos que vi, dos vários clips que vi, nunca me deixaram de surpreender pela positiva. De alguns momentos que se veem fora dos concertos, são pessoas divertidas e transmitem tranquilidade.

Os penteados que cada um usa, condizem perfeitamente com o papel que desempenham na banda, algo bastante bem pensado. A alternância entre o preto e o branco, o uso constante de simbologia que já vimos ao longo dos tempos durante várias décadas. O ir buscar de todo um conteúdo visual fortes e uma presença forte em palco, fazem com que os Moi Dix Mois seja uma das bandas que eu, por exemplo, adoraria ir ver um concerto. Nem que fosse só para me enfiar na multidão que é atraída pelo som e pelo visual que eles dão.

Fora tudo o que é bom, claro, existe algo mau para alguns. Alguma simbologia usada, apesar de ser música e arte, por muitos pode ser mal interpretada. O que não deixa de ser interessante. Mas nós sabemos como são as pessoas, e as pessoas têm sentimentos e têm ideais, e não gostam de ver os seus ideais ameaçados na maioria das vezes.

Tal como no áudio, esta banda decerto que vai evoluir muito na imagem também. É uma banda nova, vamos aguardar para ver!

Trabalho elaborado por Daniel Bento

2 comments:

Unknown said...

"Mana introduziu os conceitos de EGL (Elegant Gothic Lolita) e EGA (Elegant Gothic Aristocrat) e começou a fazer uso deles para o novo estilo dos Moi Dix Mois." E viva o Mana! O sr tem muuuito bom gosto nas roupas!
Era bom era que fossem mais acessiveis aqui ao povo :P

Anonymous said...

Eheh,
Obrigado pelo comment!
De facto os novos estilos introduzidos pelo Mana quase "ultrapassam" os clássicos estilos de Gothic Lolita, surgindo actualmente bastanta confusão de quem de facto "originou" o movimento Gothic Lolita.
As roupas dele são visualmente atraentes, e fazem qualquer um sonhar por umas. Na realidade, a Moi-même-Moitié, apesar dos preços (para nós) serem altissímos, tem-se mantido com boas vendas. A última vez que vi um artigo de lá, foi apenas uma carteira simples de pele com a marca registada da loja, que custava cerca de 150 Euros... O que é muito para as nossas bolsas.
Acredito que a capacidade do Mana vai para além do EGL e do EGA, mas de alguma forma ele acentou nestas categorias, dado que já tem mais que trabalho e também é o que condiz com o que faz... Mas sim, continuo a crer que ele tinha capacidade para muito mais além, ou seja, para fora do Gothic e para fora do Lolita...
Quem sabe, um dia vimos um Mana a produzir Punk Lolita... ou algo do género!
Bem, mas não vou dar ideias, porque ideias para roupa meio punk já eu tenho e está em lista de espera para confessionar :P...