Tuesday, April 3, 2007

Faixa 3. An Cafe | Estilos

Conheço os An Café há pouco tempo por isso a minha descrição pode vir a parecer incompleta ou até “naive”, mas é aquilo que vos posso contar.


Música


O ritmo é sempre acelerado. Acredito que tenham músicas mais serenas mas até agora ainda não as ouvi. Não me parece que tenham sido singles. Entretanto a sua imagem cresce numa direcção única. Ao início o que me vem à cabeça é pop, mas, se ouvirmos com mais atenção podemos notar sons rock e até punk em algumas das músicas. Os apreciadores dos diferentes estilos encontraram sem dúvida diversos argumentos contra mas, no fundo, o estilo da música dos An Café é algo um pouco no meio.

As letras, pelo que vi até agora, são bastante ligeiras e ligadas aos diversos sentimentos. Não querendo tornar-se demasiado pesados, melancólicos ou melodramáticos, eles usam a sua sonoridade para incutir ritmo e animo no público. É como se houvesse sempre um arco-íris ou um sol depois da nuvem quando os ouvimos. Ai! Isto foi tão girly girl! xD

Na verdade basta ouvir uns exemplos e confirmem se tenho ou não razão:

Snow Scene

Maple Gunman

Merrymaking

Tekesuta Kousen

Odoru Meruhen Tokei

Wagamama Koushinkyouku



Visual


Visual Kei! Alguém tem alguma coisa contra? Não me parece :P Agora podem é ser específicos, e aí vamos falar de Oshare Kei. Já roçámos o que é este estilo quando falamos de Miyavi. Resumindo, Oshare Kei é um tipo de visual Kei mais direccionado para o que está na moda.

E não há maneira de negar. Reparem na quantidade de cores e acessórios em cada um dos elementos. Interessante é a maneira como cada um interpreta este estilo com um toque pessoal.

Desde o ar feminino, divertido e “leve” do Bou, ao Kanon, complementado o seu ar sexy e desinteressado com um corte de cabelo que apenas deixa ver um dos seus olhos. Reparem com as atitudes se refletem até na maneira como Bou e Kanon se movem com os seus instrumentos.

Teruki é sem dúvida o mais calmo, quer falando, quer actuando fisicamente ou através do seu visual. E por fim, Miku… acho que ele já se categoriza no estilo Harajuko xD Algo único, algo inesperado. O mesmo estilo extravagante parece fluir-lhe dos gestos e dos lábios enquanto protagoniza os clips e os canta.

Interessante é também a forma como este estilo varia suavemente, mas de forma suficientemente notória, de clip para clip. Conseguem apresentar extremos como o de Smile Ichiban ii Onna onde criam um ambiente muito veraneio e feliz e o de Tekesuta Kousen onde vemos todos os membros um tanto mais dark.

Variedade e criatividade parecem ser a chave. E levam-na para o palco onde vemos exactamente a mesma atitude e o mesmo visual. A diferença é estar frente a frente com eles enquanto estão a vibrar ao som das suas próprias músicas.

Eis a razão pela qual decidi não falar ontem mais especificamente sobre cada um dos membros porque queria menciona-los aqui, no tema do estilo visual.

Agora uma opinião completamente pessoal mas não consigo deixar de a inserir aqui: o Bou é uma rapariga tão kawai!:P Reparem como até a forma tímida de rir ele tem. E os totós! Fica tão querido…até que ouvimos o vozeirão e estraga a magia toda… Será por isso que o Mana não fala?

A imagem visual não vai ficar por aqui. Na verdade ela vai estar ligada às próximas faixas nas quais vou falar-vos da discografia, nos clips e dos lives. Para que dizer tudo de uma vez? ;) Além disto ainda tenho de descobrir de onde vem a palavra NYAPPY…

Se estão a gostar da atitude dos An Cafe visitem este link e gastem 9 minutos do vosso tempo a ver o photoshoot. Será que algum deles leva as entrevistas a sério? O_o

Expect Rush Photoshoot


No comments: