Friday, April 6, 2007

Faixa 4. An Cafe | Imagem e Atitude

Hoje vamos falar um pouco da imagem que os An Cafe nos transmitem com os videos e os lives. Acho que vale mesmo a pena visitar as histórias que eles nos oferecem.

Vídeos

Quando eu comecei a ligar alguma importância a este ou aquele grupo dei-me conta de que a imagem que muitos deles usavam, quer em capas, quer em clips e por aí, a sua própria imagem.

Talvez seja de mim mas já que tem a hipótese porque não pegar nas suas músicas, nos seus meios e dar asas à imaginação. Porquê ficar pela quase auto-propaganda? Sei que no início é bastante necessária mas, se o primeiro álbum já foi vamos lá dar um bocadinho de nós e sejamos diferentes.

Os An Café não são únicos neste aspecto. Até agora, todos os músicos aqui tratados têm uma interpretação semelhante à minha forma de pensar. O que os An Café fazem de maneira diferente é o seu próprio envolvimento dos seus clips.

Já todos nós vimos cantores e músicos interpretando uma personagem enquanto cantam nos clips, todos nós já vimos filmes; os An Café fazem dos seus clips autênticos filmes com banda sonora e o mais divertido e fiel ao espírito da banda, é que eles próprios interpretam as personagens.

Até poupam dinheiro em figurinos xD Mas, para os fãs do estilo e da banda parece ser uma boa aproximação: vê-mo-los como músicos e vê-mo-los como a sua imaginação ( e manager xD) deixam.

As suas histórias estão sempre de alguma forma relacionadas com a letra e conseguimos ter noção das diferentes fases, início, desenvolvimento e conclusão como se fosse realmente um mini-filme. Por vezes temos mesmo legendas enquanto os personagens falam entre eles.

Não vou analisar filme por filme, pois se seguiram os links da faixa 3 já deram conta de tudo o que eu possa vir a dizer. Se não viram, deêm uma espreitadela.


Lives/ Concertos

Apenas vi alguns bocados de concertos dos An Cafe. Como a maioria de nós aqui em Portugal não temos acesso aos verdadeiros live concert de grupos nipónicos. Por aquilo que vi An Cafe são iguais a eles mesmos, como aparecem em clips é como aparecem em palco. O espectáculo vibra com a pura energia do som e do grupo, em especial Miku, o qual não pára de incentivar o público quer com a voz, quer com os movimentos.

O Sr. Harajuku como tenho vindo a chamar ao Miku ultimamente ( mas num sentido criativo da expressão), tem uma energia aparentemente inesgotável deixando um papel mais calmo para os outros membros do grupo. Não que desapareçam em palco, simplesmente Miku chama mais à atenção xD

O visual que trazem para palco é o mesmo que já transmitiam: Miku é o sr.Harajuku, Kanon é o rapaz com estilo e calma, Bou é a menina do grupo e Teruki o menos extravagante. Equilibram-se. É uma boa forma de marketing, se forem heteróginos isso estará directamente ligado com a heterogeneidade do seu público. Podemos comprova-lo comparando a grupos cuja imagem é bem mais específica e como tal atraem menos público fora do “seu círculo”.

Querem vê-los? Aproveitem o Youtube. Um dia quem sabe até pode ser que eles venham mais perto e possamos vê-los ao vivo. Ou até podíamos ir lá nós! Já faltou mais :P

Live Shibuya O-East

Live Shibuya O-East 2

Se quiserem continuar a ver, aproveitem a quantidade de filmagens que se conseguem encontrar. Deve estar ali o concerto inteiro!:P




1 comment:

Anonymous said...

nhaaaa
an cafe é mto boum..
e realmente eles aparentam ser os msmos nos shows,photoshoots e pvs

pena q a formação da banda mudou
coma saída do Bou a banda perdeu um pouco a identidade
e reparei na mudança do som
por isso não ouço mais..
mas serei sempre fã dessa banda q me mostrou o oshare kei
e até o mundo de uma forma mais "nyappy"

Bou,I miss you
xD