Sunday, October 14, 2007

Faixa 4. Nightmare | Música

O caminho não foi assim tão incomum. Muitas bandas começaram de uma maneira e à medida que vão crescendo vão aprumando esta ou aquela aresta até chegar á perfeição…que duvido que alguma vez chegue.

Os Nightmare não são diferentes: entraram na cena musical com batidas agressivas e pontuações de baixo e guitarra incomuns aliadas a uma imagem muito “in your face”. Agora continuamos com o ritmo, o trabalho fabuloso das cordas assim como na voz, mas temos menos ansiedade sonora e visual, menos rudeza inicial.

Isto não significou perda de qualidade na minha opinião mas sim um amadurecimento profissional.

Vamos começar “de baixo para cima”. O Ruka na bateria, completamente absorto dando ritmo e batida fortes. Interessante como ele está sempre com cara de quem não está a ter o mínimo esforço para tocar! Deve ter nascido para a bateria! xD





Ni-ya, o baixista. Para lá do ar desinteressado e/ou agressivo esconde-se um instrumentista multifacetado. As linhas de baixo escondem pequenas pérolas atrás da sua aparente simplicidade. Não é a primeira nem a segunda vez que Ni-ya se lança numa série de thumps e plucks ( bater e puxar as cordas ) dando um som totalmente diferente às músicas do grupo. Além destas mudanças ainda temos um rapaz capaz de nos surpreender e tocar tão bem e tão depressa com palheta como com os dedos! Não é para todos!


A guitarra ritmo é a área do Hitsugi. Sempre lá criando muitas vezes o mote da música, engana-nos com aquele ar pesado de maquilhagem e roupa que reconhecidamente lhe dá muitas vezes mais ar de mascote do grupo que de membro. Porém aqueles dedos têm genica e o braço acompanha sem dificuldades os ritmos acelerados. O suficiente para Hitsugi ter uma enchente de fãs a apoia-lo. Além disto ele também faz muitas das backvocals dos NIghtmare!


Sakito, lead guitar. E como lead guitar que é tem de “esmifrar” todo naqueles solos! Mas ele não falha está bem á altura ainda dando espectáculo enquanto os toca. Notei que os solos, embora muito agradáveis tendem a ser “continuações” da música um pouco como se a voz passasse a ser a guitarra e continua-se o que a voz estava a fazer. Opinião completamente pessoal que pode ter sido influenciada apenas pelas músicas que já ouvi deles.


E por fim a voz, Yomi. A carinha inocente que esconde a fantástica voz que possui, muito cheia e forte capaz de acompanhar muito bem o tom grave dos instrumentos. OU talvez estes é que o tenham de acompanhar…

Se tivesse um pouco mais de amplitude vocal diria que podia facilmente rivalizar com o Asagi, vocalista dos D-Blood.

Quanto a instrumentos extra, além da ocasional terceira guitarra que acompanha algumas músicas reparei também que o piano faz a sua aparição. Gostei especialmente por não ter sido utilizado da forma mais comum para criar um com mais romântico mas sim para dar ênfase à parte mais movimentada da música. O mesmo com as backvocals que correm um pouco os diversos elementos da banda dando mais enfase à música/letra quando é preciso.

Hum…assim de cabeça parece-me que já falei tudo o que sabia sobre os NIghtmare mas já sabem que à medida que vamos ouvindo um grupo vamos descobrido coisas novas.

No comments: