Saturday, March 29, 2008

Review | Arena 37ºC

Vimos álbuns e DVDs, vamos ver PVs e até fazemos visitas a outros países para ver os nossos artistas favoritos e partilhamos convosco os detalhes. Que vos trazemos desta vez, então? Revistas de J-Rock!

Eu vou trazer-vos a Arena 37ºC enquanto que a Yari futuramente vos trará a Shoxx.


Em Fevereiro chegou a fresquíssima Arena 37º€C nº 304 (edição de Janeiro) a minha casa directamente do Japão. Tenho-vos a dizer que os correios nipónicos funcionam às mil maravilhas com os nossos; com uma previsão de três semanas de espera fui surpreendida com uns simples cinco dias úteis até a ter em minha casa!

Confesso desde já que a compra foi feita a pensar em Outubro passado pois esta edição trás um especial da tourné europeia dos The Gazette. Mas não é só!

Comecemos pelo início: ao contrário de outras revistas do género esta trás apenas uma capa, um início, assim como uma verdadeira contracapa, desta feita com publicidade ao próximo álbum e tema da próxima tourné dos Nightmare.

A qualidade da impressão e da imagem é fabulosa assim como a da fotografia. Dá realmente gosto olha-la e folheá-la. A capa é soft mas o papel é substancialmente espesso e resistente assim como o das folhas no interior. Dá jeito devido à quantidade de cor usada ao longo das páginas.

Há pouco falei de publicidade e reparei num facto interessante: esta revista, tirando o interior da contracapa que publicita uma marca de roupa rock/punk, não tem qualquer menção ou anúncio publicitário! Não conto como óbvia publicidade as menções aos concertos ou novos álbuns (embora o sejam) estou a referir-me àquela publicidade que estamos habituados a encontrar em revistas e que por vezes chega a ocupar 5 ou 6 páginas completas de seguida. -_-‘

Além disto, apresenta algumas páginas dedicadas aos fans, às suas cartas e ilustrações…Mas, nada mais para lá das extensas entrevistas repletas de fotos. O que me leva a pensar: de onde vem o dinheiro para uma edição destas? São mais de 180 páginas de alta qualidade!

Talvez possamos aqui fazer um raciocínio dedutivo. Esta é uma das formas inteligentes e empreendedoras com que a música e os seus artistas são tomados pelas suas produtoras e editoras em terras do sol nascente. Muito provavelmente são estas mesmo que pagam à revista para editar os seus músicos. É, aliás, uma forma muito directa e eficaz de passar palavra e todos ficam contentes no final!

Os temas principais nesta edição são Alice Nine, Uverworld, Nightmare, X Miyavi e Dang Bang Shin Ki. Tirando os X e a dos Uverworld todas as outras entrevistas são “cara a cara” com os artistas. Estas duas têm imagens do último concerto e duma aparição televisiva respectivamente.


No caso dos Alice Nine até temos direito a um desafio de culinária muito ao jeito de fanservice!

As fotos tipo polaroid que tantas vezes encontramos pela Internet estão representadas em grande número também. Aquelas riscadas pelos j-rockers são particularmente engraçadas e divertidas.



Quanto ao tema principal desta edição: Tourné “Pulse Wriggling to Black 1.5” são páginas repletas de fotos em França e na Finlândia dos Gazette e do publico que os seguiu nestes dias. Infelizmente não aparecem imagens do concerto de Londres. Parece-me compreensível quando vemos as condições destes dois concertos em comparação com o local onde estivemos: Londres era um cubículo escuro! O tema principal inclui ainda fotos e entrevista com o grupo, longas páginas sobre e com os Gazette.

Tenho pena de não saber japonês suficiente para efectivamente ler a revista. Parece-me mesmo interessante a forma como abordam extensivamente os artistas e a música. Algo que talvez pudéssemos aprender…se bem que não sei se haveria mercado em Portugal…

Em suma: a Arena 37ºC é uma revista com uma qualidade acima da média em termos de material e grafismo, o conteúdo aparenta ser muito bom também. É uma revista sobre músicos para os fans principalmente. Não foi dinheiro mal gasto. Até porque em comparação a revistas de qualidade semelhante por cá os valores são em tudo semelhantes mesmo com portes de envio.
























Deixo-vos a lista completa de artistas presentes nesta edição:

- The Gazette
- X Japan
- Alice Nine
- Nightmare
- Uverworld
- Dang Bang Shin Ki
- Kragrra
- Miyavi
- Kra
- Exile
- High and Mighty Colour
- Siam Shade
- SuG
- Masquerade
...e outros que não consigo entender o nome @_@...desculpem!

Tai deshita


p.s | caso queiram algum scan da revista, digam.

No comments: