Wednesday, March 5, 2008

Faixa 5. As’Real | Música

Cá vamos nós à parte mais desafiante! Começo por avisar que muito do que vou dizer se baseia em dedução; não queria começar sem o referir.

As’Real têm , tinham, um som… particular. Por vezes fazem-me lembrar um grupo de músicos que se juntaram para tocar umas músicas mais do que uma banda. Digo isto pois embora trabalhadas e harmoniosas…é como se faltasse ali alguma coisa. Estou claro a referir-me às primeiras pois a sensação que tenho das ultimas ( como em Haifu ) já parecem mais “completas”.

O gostinho a Indie é particularmente forte em A Ruler o single de lançamento a.k.a. Demo Tape. Como é lógico eles tentam mostrar um pouco do que cada um vale na demo tape e é aqui que podemos ouvir solos das guitarras, baixo e bateria para além da variedade de tons e sentimentos que a voz de Hide-Zou consegue alcançar.

As linhas complexas do baixo assim como a dinâmica das guitarras e imprevisibilidade ocasional da bateria são marcadas ao longo da curta vida da banda.

J-Rock é uma das definições que lhes é atribuída mas não a única: J-pop assenta-lhes muito bem! Numa “onda” que faz lembrar a electricidade e alegria de Na Café, os As’Real eram capazes de nos manter a dançar e cantar alegremente durante bons minutos com melodias que ficam presas ao ouvido.

A meu ver um dos “causadores” deste som mais pop é o constante sintetizador que influencia não só a música através de teclado como com sons inesperados tais como assobios e xilofones! Assim como expandido a sua influência às guitarras.

Vamos falar um pouco dos membros. Com os olhos “fechados” pela falta de PVs e fotos, os ouvidos estão mais atentos aos promenores.

Hito

Hoje começamos pela bateria. Quero um destes na minha banda!!! Sinceramente não me parece que Hito tenha saído do mundo da música por falta de qualidade!

Ouçamos bem o ritmo e velocidade assim como as alterações destes ao longo das músicas como é característica do J-rock O que melhor o caracteriza são as alterações súbitas porém subtis no padrão do ritmo: um prato inesperado aqui, um tambor ali.

SION

Sei que vou puxar a brasa à minha sardinha mas que hei-de fazer se é o instrumento que melhor conheço!? A verdade é que adoro o baixo dos As’Real!

Não sei que escreveu aquelas linhas complexas, dinâmicas e criativas mas a sua interpretação pelo SION é fantástica e dá vontade de pegar no baixo para o seguir.

Não só mantém um ritmo muito próprio e praticamente independente das guitarras como é capaz de, ao mesmo tempo, seguir e ajudar a trabalhar a voz de Hide-Zou.

Yu-ki

Além de guitarra ritmo estava encarregue dos sintetizadores e a sua guitarra era por diversas vezes influenciada por estes criando uma mescla de sons única aos As’Real, A sua “função” na banda com os sintetizadores e a guitarra são paticularmente pronunciadas em SPACE*DANCE : anime pop no seu máximo! Nem comento.Ou melhor comento! Um dia destes faço uma entrada no meu blog sobre esta música como fiz com a Nightship dos D.

Quanto a experiência e qualidade de Yu-ki, ou até de Mai, basta-nos escutar Ten Sora e para ver do que são feitos!

Esta foi aliás a primeira música que ouvi do grupo. E, num aparte deixem-me contar o episódio: finalmente tinha encontrado qualquer coisa sobre uma das antigas bandas do Hide-Zou. Ainda para mais da banda onde ele foi vocalista. Abro o ficheiro, escolho uma música ao calhas: Ten Sora e foi a dita. Começa um órgão a tocar. “Talvez não seja muito diferente do ambiente gothic metal de D…”-pensei. A música começou, a voz também e esta foi a minha expressão durante uns 20 segundos: O_O

Não quer dizer que não tenha gostado mas não era, nem de perto, aquilo que eu esperava! Quem me manda esperar influências de D? Ninguém me manda assumir que Hide-Zou vocalista fosse Hide-Zou guitarrista dos D!

Adiante! Mai, o lead guitar. Ele deixa a sua guitarra criar uma série de linhas complexas muitas delas repletas de “dedilhados”. A forma como estes se entrelaçam com a voz ou criam algo tão atraente como “solos” acompanhando a música. Os solos em si soam-me muito bem em especial porque alguns deles são bem graves. Não me parece que tenham tido muito tempo para se expandirem nesta área mas funcionam bem!

E chegamos ao membro que me trouxe até aos As’Real: Hide-Zou. A voz de Hide-Zou tal como ele, é incomum. O homem parece não bater a bota com a pedigota! Visualmente aparenta ser agressivo, parece que vai abrir a boca e inrtimidar o pessoal à volta…mas não! Em frente às câmeras tem comportamentos que chegam a ser toinos e a risada que ele provoca cada vez que comenta os backstage dos D?

Na mesma onda a voz dele se não parece nada com aquele look agressivo, pelo contrário é até bastante doce, conseguindo ser muito romântico assim como exprimir uma energia calorosa.


Não é uma voz para grandes variações na escala se bem que muito “firme” e limpa. Agradável, doce as não muito marcante. Faz-me lembrar um pouco a qualidade da voz de Ryuichi dos Luna Sea. Mesmo assim gosto muito da forma emotiva como interpreta as músicas em especial a minha favorita: M.J. É indiscutível que Hide-Zou canta de forma romântica para alguém. Não é preciso saber japonês para o entender.

E assim termina a semana dos As’Real. Foram poucas as entradas, ainda menos as fontes de informação e imagens. Mas fez-se o melhor que se pôde. Peço-vos para voltarem a passar pela discografia um dias destes pois vou colocar mais links para os álbuns.

Por agora Tai deshita!

No comments: