Tuesday, March 18, 2008

Faixa 5. SID | Música


Chegou o dia mais importante da semana. Vamos cá estudar esta doença musical chamada SID (XD)

Começando do inicio para ninguém se perder. Muitas vezes quando estamos a ouvir a musica destes rapazes pensamos que são uma orquestra sinfónica, mas a realidade é que eles são só quatro e cada um com o seu instrumento. Mao usa a sua voz, Shinji umas das suas diversas guitarras, Aki o seu baixo e Yuya a sua bateria. Realmente damos conta de uma grande diversidade de instrumentos nas suas musicas, como violino, trompetes, saxofone, pianos, órgão, bem a lista deve continuar. O facto de usarem os seus instrumentos e mais estes segundos torna a musica muito diversificada, enchem-nos bem os ouvidos (XD). Continuando a lista de sons que podemos encontrar nas suas músicas, não podia deixar de comentar o facto de também encontrar-mos sons fabricados. Viva aos belos sons de sintetizador que nos fazem lembrar ambientes de animes ou então o belo som disco que realmente nos dá vontade de começar a dançar. Cá para nós...só lhes falta uma velhota a tocar ferrinhos XD.

Vamos falar sobre os membros.

Mao é quem escreve as letras da banda e digamos que tem jeito a transmitir a mensagem que quer com a sua voz. Ele possui uma voz melódica e doce. Claro que como qualquer profissional tenta inovar mesmo com a sua voz, tentando as vezes fazer tons mais graves ou por vezes gritar mais um pouco quando quer dar um toque de agressividade a uma certa musica.

Shinji o homem das mil e uma guitarras, talvez por ser o único guitarrista da banda tem uma data de guitarras. Pergunto-me se ele tem espaço para se mexer em casa...
Tem tanto guitarras clássicas ou melhor eléctrico acústicas como guitarras eléctricas. Se tomar-mos atenção ao tipo de som que este rapaz faz com as guitarras é um som assim mais para o jazz visto que também tem mais guitarras eléctricas para esse estilo de música. Gosta muito de fazer slap e tapp nas guitarras o que se ouve bastante bem nas músicas. Mesmo que SID seja uma banda variada em estilos de som para alem do jazz Shinji também faz bom rock e os seus solos são sempre agradáveis de ouvir e bastante trabalhados.

Aki é quem compõe as musicas, talvez por isso o baixo esteja sempre muito presente em todas as músicas. A meu ver o baixo em SID é como se fosse a “lead guitar”, se prestar-mos atenção às músicas o baixo esta sempre a fazer a melodia da musica claro que em junção com Shinji os sons completam-se. Daquilo que conheço de música o homem também se mata a tocar baixo, há ritmos que ele faz que não me parecem as coisas mais fáceis de executar ou certas passagens nas musicas. Aki é mais um membro da banda fan de slap e tapp .

Tanto Shinji como Aki se podem ouvir em ambas as colunas, não estão nem na coluna da esquerda nem da direita o som esta centralizado.

Yuya o único baterista à altura de SID. Com ritmos as vezes tão estranhos só podiam arranjar alguém igualmente estranho. Realmente o que se pode falar mais de Yuya é a versatilidade para ritmos. Tanto esta em rock mode, como em Jazz mode, como em anime mode, como em Havai mode (sim há musicas que parece que estamos de ferias no Havai, oiçam bem a música “smile”) vá Havai meets Janpan mode XD. O resto que se pode falar a sobre Yuya são outras histórias... XD

Já se falou em muito tipo de som, então e qual é o estilo de música da banda?
Pois na realidade não se consegue colocar a banda em nenhum estilo especifico, eles tanto tocam com um toque jazz , como rock, como outra coisa qualquer...já para não falar que j-rock já é extremamente difícil de catalogar.
Como tal chego à simples conclusão...
SID é SID!
A primeira vez que os ouvi o som foi contagiante. Os ritmos, os sons de cada instrumentos em junção com a voz e o espírito deles de puro divertimento contagiaram-me. Decididamente SID é a cura para qualquer pessoa que se ache emo XD (sem querer ofender alguém XD). Para alem de a música me encher de energia, dá-me vontade de dançar, de sorrir, de espalhar abraços pelo mundo (e eu não sou assim XD) enfim é uma injecção de pensamentos toinos.

Mais uma vez, como em qualquer outra banda que já tenhamos falado por aqui, a intenção de SID enquanto banda é espalhar a sua música o mais que conseguírem. Qual é a banda que não quer isso?

Bem e tenho dito!
Por hoje é tudo, mas amanha já há mais sobre SID.
Mata ashita minna ^_^.....yari deshita!

No comments: