Saturday, March 8, 2008

Review | Miyavi - 25th show Tokyo Theatre 5 Days DVD

A sua cor favorita é o rosa neste momento e o gosto reflecte-se na capa. A sua própria imagem torna-se o grafismo e funde-se com o nome: Miyavi 25th show Tokyo Theater 5 Days DVD


O boocklet no interior trás a lista de músicas em conjunto com todo o staff que participou na tour. Dezenas de pessoas fazem parte do grupo que coloca Miyavi à frente das câmaras.

Colocamos o cd no leitor e somos recebidos por uma guitarra muito ritmada. Agradável ao início mas não se detenham muito tempo no menu ou ela começa a tornar-se demasiado repetitiva… comecemos com o “play all”.

Uma calma guitara solo abre o DVD. A imagem mostra-nos cenas a preto e branco de Miyavi nos bastidores… O espectáculo vai começar!

O fundo é negro e apenas o seu kanji brilhando de rosa é projectado ao fundo. A música e a voz soam na Selfish Love enquanto somos presenteados com uma montagem posterior de partes do PV da mesma, sobrepostas às imagens do live.

Impressionante a forma como Miyavi interpreta este One Man Show! Está literalmente sozinho em palco com todos os holofotes e todos os olhos postos em si, e mesmo assim as suas conhecidas “brincadeiras” com a guitarra são únicas, nunca falham e envolvem o público.

GigPig ブギ ( GigPig Boogie )… sem comentários! É logo no início do concerto que Miyavi nos mostra um dos porquês da sua fama: guitarra, bateria, sinetas, voz… e ainda dá uma palma ou outra! O homem não é nada mais, nada menos que uma banda inteira e é-o em frente a todo o público, em directo. Há que admirar! Mesmo que não se goste do artista.

O espectáculo não deixa de surpreender. Aliás, daqui para a frente é esperar o inesperado.

O som do sapateado. Uma figura dança no escuro e Miyavi junta-se na guitarra com How to Love. Acima dele o convidado faz do sapateado bateria e “toca” em conjunto. A criatividade flúi, os jogos de luz acompanham o artista envolvendo-nos e transportando-nos até ao próximo “acto”.

Sons tecno? Não! Artista de voz! O novo ritmo é uma voz estonteante cantando beats tecno em conjunto com a voz única de Miyavi.

O ritmo alucinante faz-nos vibrar até ao próximo artista: mulher acompanhada de um djambé que domina perfeitamente. Quando damos conta ela e Miyavi estão envolvidos numa “competição” de ritmos e movimentos. África representada no Japão!

Adaptadas, as suas electro-acústicas enchem a arena de som em ritmo lento já com um novo visual. Parecemos levados para uma outra parte do concerto sem ter havido intervalo.

Are You Ready to Rock? Ele está! E, numa onda emocional após um discurso emotivo para o público todos são levados a puxar uns pelos outros até entrar num show de movimento e ritmo que dá vontade de bater palmas.

Uma vez mais acompanhado, agora é a vez do DJ…E quando pensamos que será mais um dueto, eis que se junta uma bateria. A luz invade o palco e o público levanta-se para acompanhar!

As músicas flúem e, como que num grande final, os artistas sobem todos ao palco e uma mistura bizarra mas criativa e funcional de sons mistura-se no palco: voz e guitarra, sapateado, voz tipo beat box, DJ, djambé e percussão, bateria e, completamente inesperado: tambor japonês Nagadô Taiko!

Criatividade é a palavra-chave para este CD. É um regalo para os olhos e para os ouvidos. De tal forma que duvido que mesmo aqueles que não estejam dentro do tema ou não gostem do artista consigam passar ao lado.

Espero que tenham a oportunidade de o ver pois vale mesmo a pena!

Tai deshita!

No comments: