Thursday, February 21, 2008

Faixa 6. Merry | Música

Chegou o momento de falar da música dos Merry, o momento porque tanto esperavam XD.
Devo dizer de antemão que que fiquei bastante fã desta banda, adorei o som fresco, e o estilo que mistura diferentes vertentes da música tais como jazz, blues e outros.


Ora então... os Merry possuem 5 instrumentos principais e 2 de recurso (que até usam bastante vezes), são eles a voz de Gara, as guitarras de Kenichi e Yuu, o baixo de Tetsu e a bateria de Nero e de recurso temos o orgão e o belo do sintetizador.
Os Merry são uma banda melódica. A melodia tanto é conduzida pelas guitarras como pela voz de Gara, um bom exemplo disso é o álbum “Peep Show”. Este é um álbum mais leve, mas mesmo assim muito ritmado, com um claro toque de jazz e blues, a sua marca.


A voz de Gara parece servir perfeitamente para esta banda e para o tipo de música que fazem. Umas vezes mais clara que outras, a verdade é que o Gara tanto pode ser mais melódico, como outras vezes parecer um pouco desvanecida, às vezes grita (mas pouco) mas é verdade é que depende do estado de espirito, do que está a sentir no momento, e basicamente do que querem transmitir com a música...é assim o que acontece com os blues... Usa a sua voz como uma explosão de sentimentos e emoções, a sua voz melódica e limpa toma conta do palco e faz-nos sentir o que eles sentem no momento.


Os Merry apesar de apresentarem um estilo de jrock mais calmo, e de se sentir que se inspiram muito na onda de jazz e blues, estilo à parte a sua música consegue ser bastante ritmada. Geralmente nas músicas dos Merry não costuma existir uma grande evolução de ritmos, se começa calma é bem provável que continue com um ritmo calmo, e o mesmo se começar com o ritmo mais acelerado, mas às vezes temos surpresas, sentimos uma passagem de uma música de um ínicio calmo para uma evolução bastante ritmada...Talvez nos tenhamos habituado a um estilo dos Merry mais calmo, mas a
verdade é que eles estão cá para nos surpreender.
Para ajudar ao ritmo não nos podemos esquecer do Nero, o baterista que se recusa a ficar nos bastidores, sempre a mostrar os seus dotes na bateria, e a dizer-nos que consegue ir cada vez mais longe. Nero teima em dominar com a sua bateria, domina muitas músicas e ele e Gara chegam a ser o centro das atenções em algumas, um exemplo disso é a música “Blind Romance”.


Passemos agora ao estilo, os Merry são uma banda que funde ou mistura vários géneros músicais, mas são no seu coração inspirados pelo rock puro, jazz, blues e o punk rock, e ocasionalmente experimentam outros estilos músicais como heavy metal e até techno. Algumas pessoas podem não gostar, mas a verdade é que o resultado final é surpreendente.
Quem diria que este estilos combinavam tão bem....a verdade é que os Merry conseguem,e na minha opinião vêm trazer um som novo e totalmente fresco para a onda do jrock, transporta-nos para um unierso de rock, com um claro toque de jazz e blues e às vezes um pouco de metal.


As suas guitarras limpas, às vezes parece que ondulam pelas músicas, com notas fortes mas ondulantes, e proporcionam solos bastante interessantes e “saborosos”. A música dos Merry não ficam só pelos sons mais melódicos, conseguem produzir músicas mais pesadas em que quase sentimos que as guitarras e o baixo andam de “mãos dadas”. O baixo não é esquecido, e podemos mesmo ouvi-lo e sentimos que podemos ao mesmo tempo dançar ao seu ritmo em algumas músicas.
Penso que a intenção dos Merry é cativar os seus fans e futuros fans, com um som um som que parece familiar, mas ao mesmo tempo novo. As suas músicas estão carregadas de emoção e energia, e é isso que eles fazem sempre que entram em palco...tornarem-se um só com o público.
No que toca ao público, um público jovem, fazem a vontade aos Merry, quando os 5 rapazes entram em palco, tornam-se um só com a banda XD.


No que toca às letras. São um tanto ou quanto complexas, o Gara faz questão disso, já que é ele quem escreve a maioria. As letras tendem a ser um tanto para o poéticas, mas sempre a tocar em temos tais como o amor, tristeza, a desilusão, a procura, o desgosto, mas também a felicidade...e de que seriam os Merry, uma banda que muitas vezes funde o rock com o jazz e blues, sem um pouco de blues (XD)? Tendem a ir mais pelo conteúdo, as suas letras buscam um caminho já traçado, poético, mas onde a harmonia também tem o seu papel, que apesar de mais pequeno, é também importante.

Na minha opinião, considero os Merry uma banda surpreendente. O som novo e inesperado vindo de uma banda de jrock que mistura vários e diferentes estilos, e que o conseguem fazer tão bem, são capazes de criar um som novo e claramente surpreendente, mesmo para quem não está habituado ao “novo” estilo.
Aconselho esta banda a quem procure um ritmo mais calmo, mas não demasiado simples, pois de simples os Merry não têm nada, pois têm-no demosntrado ao longo dos anos a evolução do seu trabalho e como músicos.

(fonte de imagens:jaME)



Lenne here...Over!


Trabalho elaborado por Lenne


No comments: