Wednesday, February 13, 2008

Faixa 3. Merry | Origens

Chegou a altura de vos contar a história da banda, o que fez com que sejam o que são hoje.


No fim do ano 2000 depois do Gara e do Yuu terem saído das bandas onde se encontravam, respectivamente After Effect e Shiver, tiveram uma breve conversa sobre quererem começar de novo e quem sabe formar uma nova banda.


Em meados de 2001, passado alguns meses após essa conversa, decidem por telefone iniciar uma nova banda e recrutar mais três membros, Tetsu, Nero e Kenichi.
A banda foi oficialmente formada em Outubro de 2001 com a formação que conhecemos hoje. Fizeram o seu primeiro live em Tomodachi em Novembro, seguido de uns quantos lives secretos até ao final do ano, até que fizeram a sua primeira aparição oficial no Shibuya On Air West em Janeiro de 2002. Nesta altura chegaram a distribuir um minidisc grátis nas lojas de música indie de Tóquio, Nagoya e Sendai.

2002 foi a altura em que as actividades da banda começaram a “sério. A banda continuou a fazer uns lives e criou a sua própria companhia discográfica Gekiyaku records e também lançou o seu primeiro maxi-single, com o nome de Haikarasan ga tooru em Fevereiro do mesmo ano. Lançaram três versões deste single, ouro, prata e bronze, cada uma limitada a 1000 cópias. As versões ouro e prata estavam apenas disponíveis através de encomenda por mail pela revista FOOL’S MATE, enquanto a versão bronze vendia-se nas lojas de música. Todas as cópias foram vendidas durante a pré-reserva (XD).
Ainda neste ano, em Março, a banda fez o seu primeiro one-man live em Meguro Rockmaykan. Lançaram a meio de 2002 um par de maxi-singles, que continham três novas músicas que vinham ambas numa embalagem de tamanho LP, com ilustrações do famoso artista
Suehiro Maruo do movimento EroGuro. Ambas as versões estavam limitadas em 3000 cópias, e mais uma vez foram todas vendidas durante a pré-reserva (parece que a carreira começava bem para os nossos rapazes XD). A banda ainda fez dois Omnibus Cd’s durante 2002.

Em 2003 lançam o seu primeiro álbum Gendai stoic pela Fullface Records, e vendem mais de 10 000 cópias no primeiro dia de lançamento. Em Junho abrem o concerto dos SADS em Zepp Tokyo, e em agosto lançam mais uma edição especial do single Haikarasan ga tooru com o nome de Haikarasan ga toorisugita ato... . No mesmo mês lançam o seu primeiro PV “Violent harenchi”.

Nos últimos meses de 2003 fazem uma tour e a banda ainda participa no Beautifool's fest '03, um evento ao vivo organizado pela revista FOOL’S MATE.

O ano de 2004 começou com o lançamento de um par de maxi-singles em Fevereiro, e de seguida a banda decidiu fazer uma pequena pausa para preparar o seu 2º álbum. Modern Garde, como lhe chamaram, foi laçando a 30 de Junho, e foi acompanhado de seguida por uma tour a “New Standart Renaissance”. Em Setembro do mesmo ano participaram num grande evento o “Kingdom Rock Show 2004” no Nippon Budokan, onde actuaram ao lado de bandas como Psycho le Cemu, Janne Da Arc and Sex Machineguns.

Em 2005 viram o lançamento do seu novo maxi-single+DVD, foram das primeiras bandas a editar o seu trabalho em dualdisc (modernices), e mais uma vez o seu trabalho foi vendido ainda na pre-reserva, e chegou ao 2º lugar na tabela indie da Oricon.
O facto do seu DVD do concerto ao vivo One-man em Shibuya Koukaidou, ter esgotado garantiu-lhes um contrato com a discográfica JVC's Victor Entertainment – casa de artistas tais comoBuck-Tick, Boøwy, Cali≠Gari, THE BACK HORN e Love Psychedelico.
Esta transição para uma “grande” discográfica, proporcinou o lançamento de um álbum do “best” dos Merry, intitulado Koseiha blend classic ~Oldies Tracks, que continha novas gravações e misturas de músicas de álbuns anteriores e mais duas músicas novas.
O seu grande álbum de lançamento Nu chemical rhetoric, chegou ao 10º lugar da tabela Oricon, um dia antes do seu lançamento (mais um viva para os Meery...XD).

O album Nu chemical rhetoric foi em 2006 lançado por toda a Europa. Entretanto os Merry filmavam mais dois PV’s enquanto trabalhavam no seu próximo álbum. O grande single Sayonara Rain e o single Ringo to uso, chegaram aos tops da tabela Oricon na sua primeira semana.
Os Merry lançaram então o seu 2º álbum Peep Show, que foi seguido por uma tour “one-man” por todo o Japão. No fim de Outubro filmam o seu novo single Calling em Izu
Ōshima (uma zona linda...acreditem...vejam o video) durante um clima assim meio de tempestade (não sei se propositado, mas o PV ficou demais XD). Ao mesmo tempo o álbum Peep Show teve o seu lançamento Europeu.
Foi nesta altura que os Merry viajaram além mar pela 1ª vez e actuaram em Munique e Paris. No fim de 2006 e para comemorar o seu 5º aniversário deram um concerto especial de Ano Novo no Shibuya Koukaidou.

Em 2007 os Merry vão numa tour juntamente com os Balzac. Lançam o seu 4º grande singles, juntamente com mais uns quantos PVs, e seguido de uma pequena tour.
Em maio participaram no J-Rock Revolution Festival que aconteceu em Los Angeles com outras bandas como os Mucc, Girugamesh e D’espairsRay.
Por fim no final de 2007, em Novembro lançam o seu último àlbum até ao momento intitulado M.E.R.R.Y..



Podemos concluir com tudo isto que os Merry começaram bem a sua carreira e têm tido um óptimo percurso. Parecem que estam sempre a alcançar boas metas na carreira e a deslumbrar os seus fans. Quanto a mim posso dizer que têm mais um fã, gostei bastante do seu som, como vão poder ver e ouvir, estes moços misturam várias correntes músicais que nos deixa deslumbrados com o novo tipo de som conseguido...mas isso é “sumo” para outro dia.

Lenne here...Over!


Trabalho elaborado por Lenne


No comments: