Sunday, September 16, 2007

Review | Kana (Moon) - Spade

E mais um álbum que já saiu há uns tempos mas que só agora ouvi…Este ainda é mais grave que o Tafel Anatomie dos D porque estava lá em casa e eu sem ouvir :x Mas pronto já está confessado e mais vale tarde do que nunca.

Lembram-se da Kana? Foi a primeira artista que apresentamos aqui e uma das minhas (Tai) favoritas. Podem não gostar da música, podem não gostar da voz mas uma coisa têm de admitir: ela é original! E assim continua no seu último álbum editado: Spade.

Tinha ouvido quase todos os anteriores (álbuns e singles), se bem que prestei atenção mais a uns que a outros, e o que imediatamente me chamou à atenção neste último é que ela consegue estar com um som ainda mais Anime e mais “happy go lucky” em algumas das músicas.

È que não estamos a falar daquele tipo de música que faz lembrar Anime, mas sim daquele que parece o próprio clip da série!

A acrescentar a isto, as próprias melodias estão diferentes, u pouco menos…melódicas. Ou seja, há mais espaço para a voz e menos harmonia com os instrumentos. Por outras palavras Kana está um pouco mais afastada ainda do que é normal ouvir em música.

Li numa entrevista que ela deu quando veio este ano dar um concerto a França que se tentou expressar ao máximo e que relacionou todas as músicas com as suas próprias experiências. Talvez seja por isso que este álbum está tão único.


Reparei também que Kana se tornou grande fã da música trabalhada no computador e dos sintetizadores. Era algo que já acontecia nos outros álbum mas parece-me mais constante neste.

Mais duas características interessantes são: 1º Kana fez menos músicas “dançáveis” como eram Kuuchuu Buranko e Anzen Pin; 2º ela parece que vai perdendo a “pica” à medida que o álbum avança! Começamos com ritmos animados e lá para a quinta música começa a abrandar até quase parar nas últimas canções do álbum xD

Não é uma critica mas apenas uma observação que me leva a ver a organização das músicas no álbum exactamente por ritmo.

Ainda não vi traduções das letras de Spade mas pelo que entendi nas entrevistas as letras continuam no “mundo Kana” só que mais relacionadas consigo própria.

Infelizmente, visto o álbum estar tão virado para a voz perdemos um pouco a noção dos bons músicos que a têm vindo a acompanhar. Pelo menos agora ela já faz as tornes com eles por isso podemos aprecia-los ao vivo.

Por falar nisso, deixo já aqui o lembrete: Kana ( Moon) vai voltar à Europa no final deste ano. O calendário das tours será alterado em breve. E aproveitem! Ela vem aqui perto a Barcelona!

Bom, se ouvir o Spade deixem-me saber qual é a vossa opinião ;)

Tai deshita!

No comments: