Wednesday, September 12, 2007

Faixa 2. L’Arc en Ciel | Origens

Ora estes meninos apesar de já se terem separado uma vez, contam com mais ou menos 16 anos de existência.
A banda teve início
em 1991 quando o baixista Tetsu decide formar uma banda em Osaka. A formação dos L’arc en Ciel na altura contava além de tetsu com, Hyde na voz, Hiro na guitarra e Pero na bateria. Como referi atrás a banda nesta altura e durante grande parte da sua existência apostou no visual kei, como podemos ver no seu look se fizermos uma pesquisa pela net XD. Ainda neste ano inicias as suas lides no mundo dos “lives”, onde começam a mostrar da sua arte.

Em 1992 o guitarrista Hiro deixa a banda, e é substituído por Ken, um
amigo de Tetsu. Ken abandona a faculdade e dedica-se totalmente à banda. A banda grava então o seu primeiro single “Flood of Tears”.
Ainda este ano o baterista Pero abandona a banda, e é substituído por Sakura, a convite de Tetsu.

No ano de 1993 com um novo baterista, a banda começa a pré-produção do seu primeiro álbum “DUNE” que acaba de ser lançado no mesmo ano, tornando-se nº1 nas tabelas de Oricon Indies, uma tabela de artistas independentes (Gambare L’arc!!!).
Dão ínicio este ano também à sua primeira tournée e a um dos seus primeiros PV (só coisinhas boas!).
Com tantos sucessos, e para alcaçar mais status, em 1994 a banda muda-se de Osaka para Tóquio, na altura do lançamento do album “Tierra”.


São lançados mais alguns álbuns até que 1996, o disco “True” alcança um grande marco na carreira destes moços. O álbum chega a vender um milhãode cópias (weeeeeeee).

Mas como uma carreira não é só feitas de coisas boas, mais um azar atinge a banda. Em 1997, quando se preparavam para a gravação de um novo single, o baterista Sakura é preso por posse de droga :o . A banda fica assim sem um baterista e acabam por cancelar o lançamento do single “The Fourth Avenue Cafe” ( a músiquinha tão conhecida do Kenshin). Vão buscar então um novo baterista o Yukihiro, que veio de outra banda,
e com a ajuda deste moço começaram logo a gravar um album, album este ao vivo “Reincarnation 97”. Formalmente o Yukihiro só é anunciado como baterista em 1998.


A banda vai lançado uma série de singles e albúns, reconquistanto os seus fãns e conquistando uma outra legião deles, vão ganhando prémios, e ganham o seu reconhecimento mundial, até qu a banda fez um intervalo que durou mais ou menos dois anos, tempo este que aproveitaram para trabalhar as suas carreiras a solo.

Em 2004 voltaram a unir-se (já não era sem tempo XD), e para comemorar lançaram o album “SMILE”. Este album possuía um som com maiores influências do ocidente, com algumas letras em inglês, que teve grande impacto em todo o mundo.

Em 2005 lançam o album “AWAKE” que se torna um dos favoritos p
elos fãns dabanda, pela sua elevada qualidade de canções e pelo som ue seguia a linha do anterior.

Em 2006 fizeram uma nova pausa, na qual trabalharam os seus projectos a solo, mas com uma carta na manga, um album para comemorar os seus 15 anos de existência da banda. Nos anos seguintes continuaram a trabalhar lançando assim alguns dvd’s.


Em suma, da formação inicial só podemos contar com Hyde e Tetsu, mas uma conclusão podemos tirar, o seu som está melhor que nunca, claro que influênciados pelo ocidente, mas o cerne da sua música continua dentro deles. Sempre a deslumbra-nos com a sua garra.

Trabalho elaborado por Lenne

No comments: