Tuesday, August 7, 2007

Faixa 2. MUCC | Historial

Tal como a maioria das bandas que atingem o sucesso, a convergência para este mesmo ponto não sempre linear como parece ou, como dá a parecer. Existem inúmeros factores que provocam recuos na linha de sucesso e, existem outros que permitem saltos maiores.
À partida, um dos grandes factores que permitem a uma banda dar os seus saltos de sucesso, para além da originalidade, está no modo como agradam os ouvintes, quer pelo modo como actuam, quer pela música, ou mesmo pelo sua maneira de ser em público.

Os MUCC contam com um historial longo, mas bem consistente. Começaram “oficialmente” a sua carreira em 1997 (Maio). A banda era constituída por quatro elementos, TATOO no vocal, Miya na guitarra, Hiro no baixo e Satochi na bateria. Rapidamente lançaram vários trabalhos para a editora Misshitsu Neurose, inclusive, lançaram alguns trabalhos limitados e outros grátis. Depois de uma alteração de nome para Mukku (em Katakana), os trabalhos continuaram em grande. Sem antes já ter saído um elemento, Hiro, lugar o qual foi rapidamente ocupado por Yukke.

Em 2003, assinaram contracto com a editora Universal Music. Continuaram arduamente o seu trabalho até hoje, produzindo uma série de álbuns, maxi-singles, singles, dvds, entre outros, para além dos vários shows em que têm participado.

Por incrível que pareça, podia-nos ser dada a oportunidade de ouvirmos os MUCC em Portugal, ou pelo menos vermos os seus álbuns à venda nas nossas lojas! Isto porque a Universal Music é uma das mais prestigiadas editoras do mundo e, para além de ter “grandes nomes” associados a eles, ou seja, bandas conhecidas, existe um representante em língua lusa cá em Portugal. Não deixa de ser engraçado, o quanto nos afastam de um mercado que também poderíamos ter acesso.

Só nos resta esperar pela oportunidade de algum dia vermos albuns/DVDs ou até mesmo uma tourné por Portugal, porque realmente valeria a pena, seja em que parte do país fosse!


Trabalho elaborado por Daniel Bento

No comments: