Monday, August 27, 2007

Faixa 3. Luna Sea | Música

A música Rosier foi a que me atraiu para os Luna Sea. Como é que lá cheguei...bom graças aos Gazette e a um bocadinho de sorte.

A primeira vez que ouvi falar dos Luna Sea foi numa entrevista dos Gazette. Se não me engano três ou quatro deles diziam que a primeira banda da qual fizeram uma cover foi dos Luna Sea e que eram grandes fãs do grupo. Como gosto dos Gazette pensei que os Luna Sea deveriam ser interessantes como fonte de inspiração. Mas a ideia ficou por aí... até que um dia fiz uma visita aos Luna Sea no Youtube...e deu para ver que os Gazette até que tinham bom gosto xD

Dos Luna Sea apenas ouvi um dos álbuns como deve de ser: o Mother. Tenho ali mais dois para ouvir e de resto passei os ouvidos pelos diversos clipes da banda. Vou-vos falar das minhas impressões.

O ritmo tende a ser acelerado e complexo nas pautas, com a ocasional música mais calma lá pelo meio, mas nada de ritmos loucos. Em suma, um belo som de rock com cinco instrumentos base: duas guitarras ( lead e ritmo), baixo, voz e bateria.

A primeira coisa que notei e que, puxando a brasa à minha sardinha, me agradou de imediato, foi o volume e, por consequência, o impacto sonoro do baixo. O J ouve-se bem em todas as músicas! De resto, a forma como as músicas foram criadas, gera uma harmonia que nos permite escutar todos os instrumentos em simultâneo assim como cada um deles individualmente.

As guitarras vão mudando em número e em género dando espaço a sons mais acústicos e à ocasional intervenção dos violino, assim como dando apoio à guitarra solo. Lá vamos nós falar do Sugizo, né? xD Pois claro! Então se o homem é dotado na guitarra, temos de referir os seus brilhantemente executados solos que tão bem se fundem na música do grupo!

A voz...pois...não podia falar na música dos Luna Sea sem referir o Ryuichi. A voz dele é doce, pelo menos aos meus ouvidos. A forma como canta é emotiva e atinge-nos com facilidade mas acho que lhe falta... garra. Parece-me que por vezes o som dos companheiros lhe pede mais da voz e ele não tem mais para lhes dar. Nisto fazem-me lembrar um pouco X Japan, mas isso é material para outra história.

Quanto à bateria...bom, nada contra mas também não me pareceu nada de excepcional. Não porque Shinya não saiba o que está a fazer mas mais porque a música não lhe dá muitas hipóteses de brilhar sozinho.

Não ia embora sem referir o som do Inoran: calmo, um apoio excelente sem o qual a música não funcionava. Sinceramente acho que até é graças a ele que tanto o Sugizo como o J têm tanta liberdade no som.

As letras: investiguei algumas, traduções claro porque o meu japonês não dá para traduzir letras. Espantei-me com a carga emocional que as letras têm: sem medos, chegam até a ser lamechas deitando todos os sentimentos cá para fora. Claro que dizer algo romântico ou dramático com um ritmo qua não o aparenta da uma sensação completamente diferente.

Onde é que já vi isto? Pois...nos Gazette. Bom, eles eram fãs deles. Aproveitaram o que Luna Sea tinha de bom (a meu ver) e levaram-no mais à frente.

Bom, acho que já falei um pouco de tudo do que até agora conheço dos Luna Sea em relação à música. Talvez um dia destes dê mais um saltinho aos Luna Sea...

Por agora...mais um clip: Storm

Amanhã vamos conhecer os membros e saber por onde andam agora.


Taiphen deshita!

2 comments:

Unknown said...

fala e kara q escreveu sobre o Luna blz?...nao achei seu nome no blog..adoro Luna Sea!
^^ nao concordo com oq vc disse sobre o batera e o vocal...acho qo Ryuichi canta muito..alcança altos tons^^ e quanto ao batera, ele faz umas rítmos muito bons na bateria, muito originais, um de muitos exemplos é a música Anubis, se colocar outro batera no luna sea, já era a banda^^...
seu blog está muito bom, seus comentarios tbm..
vlw pelo espaço!...té mais!!

Taiphen said...

Oi! Fui eu ( Taiphen) quem escreveu a parte dos Luna Sea ^^

Opiniões são opiniões e gosto sempre de as ler, obrigada por partilhares a tua.
Após ter ouvido mais J-rock e até mais de Luna Sea acho que até concordo quanto à bateria. Se bem que não a ache assim tão original, vendo as pautas e tudo, é sem dúvida muito sólida e experiente!

Quanto à voz...continuo a achar que Ryuichi não tem uma grande potência ou amplitude vocal embora seja harmonioso. Acho que as guitarras principalmente, lhe davam água pelas barbas para conseguir fazer-se ouvir XD