Friday, April 11, 2008

Faixa 5. Charlotte | Origens

E chegou a altura porque todos esperavam...hehehe...a fase em que eu conto um pouco mais sobre a história da banda, e do seu percurso ao longo dos aninhos. Para mim esta é uma das parte favoritas quando ando a pesquisar sobre as bandas que estou a trabalhar, saber o percurso que a banda fez até aos dias de hoje, como são os nossos ídolos, e vemos também o que batalharam para chegarem onde chegaram.


Os Charlotte são um bom exemplo. Conseguem trabalhar bastante (como a maior parte das bandas que aqui têm passado) e fazem-no de uma maneira divertida. É caso para dizer, que quando gostamos do nosso trabalho, dá bem mais prazer estar a trabalhar XD.

Ora começemos... os Charlotte têm 3 membros considerados fundadores, todos eles de Yokohama, participaram em 2000 numa espécie de espectáculo ao vivo no Yokohama Sound Hall. Este meninos eram o Kazuno, Ruka e o Takane, e pode dizer-se que a “banda teve o seu inicio não oficial nesta altura.
Pouco depois o Mitsujou juntou-se à banda como guitarristade suporte, e por volta de Fevereiro de 2001 passou finalmente a ser um membro oficial da banda, como guitarrista principal.
Os nossos meninos deram um concerto ao vivo no Yokohama 7th Avenue, que foi seguido de uma demotape intitulada “Charlotte”.


No fim de 2001 os Charlotte tornam-se a banda que conhecemos hoje, quando o um segundo guitarrista passa a fazer parte da banda, o Touya(mais outro de Yokohama). Com isto a banda “muda” o seu nome, passa do romanizado Charlotte, para a escrita Japonesa hiragana, e passa a aparecer como
しゃるろっと.
Tal como a maioria das bandas no seu inicio, os Charlotte decidiram seguir numa série de concertos ao vivo, num calendário frenético, para mostrar ao pessoal o que eles sabiam fazer melhor, boa música e tocar XD.
Para ganharem mais notoriedade participaram em espectaculos tais como Hysteria Media Zone em Takadobaba Area, antes de lançarem o seu primeiro maxi-single. Continuaram a dar mais uns quanto concertos ao vivo, enquanto a sua fama ía crescendo.


Mas a quantidade de concertos diminuia enquanto se preparavam para eventos de maior importância tais como Stylish Wave 03, tours e lançamentos de CD’s.
Pode dizer-se que todo o trabalho e esforço que tiveram compensou, quando esgotaram o espectáculo One Man na Takadanobaba emAgosto do mesmo ano.
Em Outubro do mesmo ano alcançaram mais outro objectivo quando um CD “Tobe tobe o yuugi” que lançaram em conjunto com a banda MASK chega ao 4º lugar da tabela Oricon Indies.


No inicio de 2004, regressam a casa para um concerto One-man em casa, onde tudo começou, no Yokohama Arena Sound Hall, que para alegria dos nossos rapazes, esgotou.
Lançaram o primeiro dos seus mini-albúns neste ano, e voltaram a participar na Stylish Wave deste mesmo ano, e pela primeira vez os nossos rapazes fazem a sua primeira tour a solo pelo Japão, de Sendai a Hiroshima.
Voltam a entrar para a Tabela Oricon, com o single “Koishinbou Manse!!” que alcança o 6º lugar, e queiram acreditar ou não, é um grande feito para uma banda independente .


Em 2005 os Charlotte concentraram-se em fazer tours e participar em espectáculos, em Nagoya, Osaka e Yokohama, e lançaram ainda
um álbum com uma compilação das suas melhores músicas, uma espécie de best of, a que deram o nome de “Osharu no gakkou ichi goukan” em agosto deste mesmo ano.

Em Janeiro de 2006 lançaram o primeiro DVD “Natsuyasumi no omoide ga oppai - saigo no XX happyo”.Apesar de todo este sucesso, anunciaram em Abril de que iam passar a ter um contracto mais importante, de uma discográfica mais onhecida. Foi considerado um pouco confuso, porque não eram considerados uma das bandas mais conhecidas de Oshare kei (se os comparar-mos com An Cafe), e muitos pensaram, porque é que vão assinar um contracto assim tão importante, se outras não o fazem (força pa eles XD).
Lançaram uma nova versão de “Yokohama Love Story” (a versão original foi lançada em 2003), que foi um sinal do seu sucesso, pois estavam a assinar um contracto novo e melhor.
Em Dezembro de 2006 lançaram o seu primeiro grande álbum “Sharu de nashi blues” (primeiro grande àlbum porque estavam a gravar para uma grande companhia) que foi seguido de um espectáculo em Shibuya AX. Concerto este que esgotou, e foi o motivo e tema do seu primeiro grande DVD ao vivo lançado em Janeiro de 2007.


Os Charlotte deram o seu grande primeiro concerto fora de terra nipónicas no Brazil (XD sortudos), concerto este que foi organizado pela equipa brazileira do JaME.
Entretanto, de volta ao Japão, continuaram com uma boa quantidade de concertos, concertos estes que incluiram o 10º aniversário de Zepp Tokyo, e durante este periodo não produziram nenhuma música.
Em 2008 ainda participaram no “
shinjuku high school music fes”, que para eles deve ter sido uma espécie de volta às raízes já que o seu visual e temas andam À volta da vida escolar.


Esperemos que os nossos rapazes continuem a fazer boa música, e a surpreender-nos com o seu trabalho.


Lenne here...Over!


Trabalho elaborado por Lenne

No comments: