Tuesday, January 1, 2008

Faixa 6. Phantasmagoria | Visual

Talvez seja um capitulo redundante mas é sem dúvida inevitável falar do visual quando falamos de Phantasmagoria.

O Visual Kei está presente no grupo de forma tão marcada como nas primeiras bandas do estilo nos anos 80. Tendo em conta que estamos a falar de uma banda que até ao final deste ano esteve no activo é uma nota interessante. Uma vez mais dá-se prova que o sucesso do Visual Kei não só aparenta passar barreiras físicas e de linguagem além fronteiras nipónicas como também resiste ao tempo.

Ao longo dos 3 anos de existência da banda o seu estilo visual continuo marcado mas sofreu alguma evolução, como que um aprumar do que já tinham conseguído. Vamos falar um pouco à cerca do visual à medida que os vamos ver numa pequena sinopse fotográfica destes 3 anos. Assim da direita para a esquerda e de cima para baixo teremos: Riku, Jun, Iori, Kizaki e Matoi.

2003























No início os Phantasmagoria eram...bom, quase como o nome indica: assustadores -_- Reparem com os tons escuros pareciam preencher os corpos. Os traços exagerados por maquilhagens pesadas; o vinil e os apetrechos na roupa criavam um ambiente obscuro em redor do grupo.
Embora Matoi ainda não estivesse na banda nestes primeiros meses podemos ver como nesse primeiro ano ele aderiu rapidamente ao estilo vigente.


2005























Já bem assentes no mundo da música os Phantasmagoria escolheram não alterar muito o sei visual mas reparemos neste photoshoot: as cores são agora mais leves e conseguimos outro ambiente mais luminoso assim como uma sensação menos agressiva ao observar as fotos.
Notemos igualmente que a "teatralidade" dos fatos aumentou assim como a qualidade da sua concepção tanto ao nível dos materiais como dos acabamentos e detalhes!
Vantagens de se ter um projecto em andamento! XD

2007























Este ano, já tão próximo de nós...acabou ontem mesmo! xD Já nos mostra uma banda que, embora não largasse a imagem pesada que tinha no passado ( e que no fundo coincidia com o estilo de música que nos traziam), tinha agora um contacto especial com a imagem. A qualidade dos fatos, das maquilhagens e dos penteados ia de vento em popa e acrescentava-se agora a qualidade do cenário/estúdio. Uma junção que visualmente punha os olhos de todos nos Phantasmagoria.

Agora uma referência ao guarda-fato dos membros em particular: ao contrário do que acontece com tantas outras bandas masculinas no J-rock que nos apresentam um elemento com características mais femininas, os Phantasmagoria mostram-nos um grupo mais equilibrado xD Jun e Kizaki apresentam a faceta feminina do grupo estando o segundo mais próximo de uma boneca viva do que de um homem. Esta imagem é tão importante para ele e para os fãs que deixou que a sua produção desde homem japonês até boneca viva pronta para o palco fosse filmada e explicada na tv.

A imagem é sem dúvida um dos pontos importantes nesta banda.

Falta só falarmos da atitude e presença nos lives e nos comentários...além dos extras deliciosos que presenteiam aos fãs.

Tai deshita!

1 comment:

Pinheiro Asiático said...

Queria dizer que elegi o vosso blog como um dos melhores dos que costumo visitar. Venham ao meu blog e vejam o "prémio".

Bom ano 2008! ;)