Thursday, January 10, 2008

Faixa 1. X-Japan | Intro


Yari desu!

É com muito gosto que esta semana vos apresento X-Japan.
Esta foi a primeira banda de J-rock que ouvi, ainda eu tinha uns 11 ou 12 anos, por aí (XD) e como lamechas que sou, tem um lugar especial no meu coração.
Sabe bem quando volto a ouvir as músicas deles. Tenho muita pena por já não se encontrarem no activo, já não se encontravam no activo quando os comecei a ouvir.
Mesmo depois de terminarem, o gosto que os fãs tinham por eles não terminou, e o número de fans continua a aumentar ate nos dias de hoje. ^_^

Passemos à intro, que tentarei resumir o mais possível XD


Foi em 1980 que a banda teve o seu inicio, ainda quando Yoshiki e Toshi andavam na secundaria. Eles os dois juntos formaram a banda Noise. Dois anos depois mudaram o nome da banda para X, e desde esse dia a ascensão na história do rock não parou. Como todas as bandas têm que começar por algum lado, e eles começaram a actuar em bares sempre com a ajuda de outros artistas. Em 1987, juntaram-se à banda Hide, Pata e Taiji. Esta foi a primeira formação que consagrou o nome dos X.

Embora tivessem sido rapidamente aceites pelo público, não o foram pelas editoras. Como tal, a mãe do Yoshiki vendeu o negocio da família, e ofereceu o dinheiro ao filho para que pudesse então ele criar a sua própria editora. Acho que temos que louvar a coragem desta mulher, não são todas as mães que acreditam que os filhos podem triunfar num mundo tão incerto como a música. Então nasceu a Extasy Records, e lançaram o primeiro álbum oficial dos X, “Vanishing Vision”. Podem imaginar que eles causaram impacto, mas não ganharam a total atenção que queriam da parte do Japão. No entanto não passaram despercebidos há Sony Records Japan que fez um contrato com a banda.

Com o novo contrato lançaram o álbum “Blue Blood” que se tornou rapidamente um sucesso. Duas musicas bastante conhecidas deles bastaram para deixar os japoneses de pernas para o ar, “Weekend” e “Endless Rain”. X espalhou-se tipo vírus, estavam por todo o lado, vendas impressionantes, muitas entrevistas na TV, música constantemente a dar na radio. Basicamente tornaram-se numa das bandas com mais sucesso na história do Japão. A sua torne nacional esgotou em menos de nada, e foram os primeiros a actuar na Tokyo Dome três noites seguídas.

Já era de esperar que os álbuns que se seguíram tivessem igual sucesso, mas por mais sucesso que a banda estivesse a ter, Taiji estava de saída. Saiu a 1992 e foi rapidamente substituído por Heath, que arranjou fãs relativamente depressa. Eis a formação que se manteve ate ao final.
Mais tarde mudaram de editora, na esperança de atingirem o estrangeiro. Com todas estas mudanças vieram a descobrir uma banda Americana de punk com o nome de X, então para impedirem plágio e confusões mudaram o nome para X-Japan.

O primeiro lançamento com a nova editora foi em 1994, “Art of Life”, este tornou-se famoso devido a uma exclusiva característica: continha apenas uma faixa de 29 minutos! (XD)
Esta música tornou-se quase épica, e maravilhou os fãs, indo rapidamente para o primeiro lugar nas tabelas de música Japonesas. Foi apenas tocada ao vivo uma vez, gravada a cassete e lançada com o nome de “ART OF LIFE 1993.12.31 TOKYO DOME”.

Em 1996, os X-Japan lançaram o seu último álbum, “Dahlia”. Meses depois desse lançamento, em Abril de 1997, Toshi abandonou a banda. Houve muitos rumores na altura, todos esses podem ser encontrados pela net. Posso fazer uma pequena alusão a eles, foi dito que ele sempre esteve na banda por arrasto, por ter sido influenciado pelo Yoshiki, que nunca se ambientou correctamente ao estilo da banda, e inclusive que se tinha juntado a uma espécie de ceita. Mas na realidade, o que realmente aconteceu é entre eles. Estiverem muito tempo juntos por isso de certeza que se compreendem uns aos outros, mais do que nós possamos imaginar.
Após o anuncio da saída de Toshi, anunciaram que os X-Japan se iam separam. Executaram um concerto final na Tokyo Dome a 31 de Dezembro de 1997, ao qual deram o nome “The Last Live” e que ficou para sempre imortalizado nos corações de todos os fãs.

Passado coisa de um ano, correram os rumores que Hide e Yoshiki estavam a planear ressuscitar a banda com um novo vocalista. Li em algum sitio que esse vocalista seria o próprio Hide já que este estava a ser vocalista na sua carreira a sola, e a meu ver tinha uma boa voz. Mas em Maio de 1998 Hide morreu tragicamente. A sua morte chocou toda a nação e reuniu os X-Japan para uma última actuação, “Forever Love”, no seu funeral. Uma última homenagem, já que a música tinha sido escrita pelo próprio Hide.
Atá a mim me custou quando descobri, e descobri apenas no ano passado, nunca tinha lido nada sobre esta triste história ate ao dia.


Os X-Japan continuam a fazer inúmeras vendas de álbuns nos dias de hoje, mesmo 10 anos depois de se terem separado. Recordados como lendas, devido ao seu impacto na música Japonesa, e esse impacto ainda é visível nos dias de hoje a partir do Visual kei. Embora para os fãs, o seu estilo sempre será recordado como a arte do “Psychedelic Violence – Crime of Visual Shock”.

Mais uma vez agora em 2007 correm rumores que a banda se ia voltar a juntar, mas eu não sei de nada em concreto. Realmente juntaram-se para um concerto, e para a fazer a música do SAW IV, mas mais que isso não sei dizer.

Fica aqui a primeira música que ouvi deles, X


Bem e fiquem por aqui, que esta semana ainda tem mais para mostrar desta incrível banda ^_^

No comments: