Tuesday, May 15, 2007

Faixa 2. D | Música

Se são fans do estilo gótico sentir-se-ão completamente em casa com os D. Os ritmos, os sons, quer na voz quer nos instrumentos, transportam-nos automaticamente ara aquele mundo de romance escondido no interior de cada um, tocando sentimentos por vezes escondidos.

Englobando os instrumentos mais utilizados pela banda ( guitarras, baixo, bateria e voz) temos por vezes a presença do toque mais suava da guitarra acústica assim como de outros sons provavelmente sintetizados.

Os ritmos transportam-nos de música em música de forma agradável combinando calma e agressividade, paz e paixão sem nunca se tornar cansativo.

Mas a diferença entre os D e outros grupos do mesmo estilo em termos de som passa pela voz única de Asagi. Mesmo quando fala Asagi transmite uma calma e solidez na voz na voz que se amplifica quando canta. Porém, quando a música o chama, eis que abre as asas ( e olhem que às vezes é literalmente!) e mostra-nos a garra e especialmente a amplitude vocal excepcional que possui.

A sua voz é acompanhada por back vocals da banda mas ainda não descobri quem as faz. À medida que formos conhecendo o grupo vamos referindo estes pormenores.

Letras

Quem me dera que o meu japonês já desse para pegar numa letra e compreendê-la! Mas ainda não consigo. Chegará o dia… Portanto o que vos posso acrescentar sobre as letras em si é pouco. Ouço-os referir sentimentos, noto a preocupação no uso de palavras cuja sonoridade possa ser relacionada com a voz de Asagi assim como com o ritmo envolvente da música. O inglês surge como língua secundária porém as suas aparições são fugazes funcionando mais como mote ou como ênfase de uma parte da letra.


Mesmo não conseguindo compreender as letras na sua totalidade sei que quando a música/músico é bom não temos de conhecer a letra para entender a mensagem. Tem sido assim uns 99% das vezes comigo.

Vou-vos deixar alguns links para músicas cortesia do youtube. E apreciem a voz, o som e a imagem dos D.


Taiyou wo Okuro Hi

Sleeper

No comments: