Tuesday, July 28, 2009

Faixa 1. Onmyouza | Intro

Estive algum tempo sem apresentar uma banda (peço desculpas por isso, mas infelizmente ou felizmente já não temos tanto tempo disponível como antigamente ;_;).
Passado algum tempo a procurar uma banda que gostasse de apresentar, encontrei uma que me interessou bastante ^_^

Esta semana apresento-vos Onmyouza!


Provavelmente muitos de vocês já os conhecem visto eles não serem novos no mundo da música, e talvez alguns os conheçam pela opening de Basilisk.

Tentar descreve-los um bocadinho.

Eles dizem ser uma banda de Enka Metal Japonês e há mesmo quem os compare com Iron Maiden ou Judas Priest (mas eu não conheço estas ultimas duas bandas, por isso não consigo compara-los <.<), a meu ver sem compara-los com outras bandas apenas com géneros, diria que são uma mistura de Power Metal com música tradicional Japonesa ^_^. Também li que eles misturam folclore Japonês nas suas letras e que nos seus espectáculos costumam fazer actuações das mesmas.

Falemos então um pouco da sua história.

A banda formou-se em 1999, Osaka, e ainda continuam no activo. No inicio eram apenas quatro membros, sendo esses Matatabi (baixista e vocal), Kuroneko (vocal), Maneki (guitarrista) e Karukan (guitarrista). Tiveram a sua apresentação no dia 20 de Junho desse mesmo ano,na nova sala de espectáculos de Osaka. Nesse mesmo dia lançaram a sua primeiro demo tape intitulada "Tsune ni Gessho wo Motte Senji ni Kuwa wo Nisshin Inyo so min". (Nomes grandes eles lá conseguem arranjar XD). Como já puderam constatar eles não tinham baterista na altura, e isso é uma situação chata para muitas bandas, como tal decidiram recrutar Tora como baterista de suporte.

Ainda durante esse ano eles continuaram a fazer algumas actuações na área de Osaka e por volta do final do ano Tora passou a ser membro oficial da banda, fazendo assim a formação que conhecemos até hoje.
A 5 de Dezembro lançaram "Kikoku Tensyo" através da editora "Moryo's Vox". Não muito usual para um primeiro lançamento de uma banda Indie.
O CD continha 10 faixas ao contrário do que as bandas Indie no Japão fazem que é lançamento de vários singles e mini álbuns antes de decidirem fazer um álbum.

No ano seguinte graças a uma série de actuações conseguiram obter uma entusiástica base de fãs e o até então esperado primeiro One-Man trazendo assim reconhecimento e respeito à banda.

Em 2001 graças à sua energia inesgotável e às suas actuações sempre muito energéticas conseguiram então contracto com uma editora major, "King Records". (Esta editora já é bastante conhecida por nós). Alcançado este grande marco na sua história conseguiram então o seu lançamento como banda major no final de Julho.

O terceiro álbum da banda, "Kojin Rasetsu", foi lançado a 10 de Janeiro de 2002. Este lançamento foi rapidamente seguido pela editora que decidiu fazer o relançamento dos últimos dois álbuns e também de "Fujin Kairan", que foi uma compilação de músicas raras que nunca antes tinham saído em cd. Depois disso a banda embarcou na sua primeira tournée nacional.

Como já tinha sido mencionado pelo próprio Matatabi em várias entrevistas, que era um grande apreciador de Metal do Reino Unido em particular da banda Judas Priest, foi uma das razões para a banda ter gravado uma versão especial em inglês de uma das musicas de Judas Priest, "Beyound the Realms of Death" para o álbum "A TRibute to the Priest". Anteriormente tinham feito o mesmo para um tributo a Iron Maiden's. Em ambos os CD's lançados em 2002 e em 2003, os Onmyouza foram a única banda Japonesa a ser incluída nos álbuns.

Esta é uma daquelas bandas que adora trabalhar, caso contrário não conseguiram chegar até onde chegaram ^_^.
Como vão reparar depois quando chegarmos à discografia vão perceber do que falo.
Entretanto a sua historia tem sido muitos lançamentos de singles, alguns interligados uns com os outros, formando histórias, e continuaram a fazer o mesmo.

Algo que considerei importante foi em 2005 num concerto só para o seu Clube de Fãs, foram a primeira banda a actuar no Teatro Nogakudo Noh em Tokyo, em conclusão foram a primeira banda no Japão a actuar num Teatro Noh. Também nesse ano por volta de Agosto o seu mais recente álbum até então conseguiu atingir o top 10 da Oricon. Também no Verão deste ano anunciaram a sua primeira tournée Europeia, sendo os colocais onde actuaram: Bélgica, França e Alemanha.

De 2006 até ao final de 2008 foi idêntico a 2004. Continuaram com os seis lançamentos de singles e álbuns, juntamente com "best of" e as suas maravilhosas tournée.

2009 começou bem com o lançamento de "Soukoku/Doukoku" que fez parte da opening e ending para um jogo da Nintendo DS "Inugami ke no Ichizoku", mas passados dois meses tiveram uma noticia.
A 10 de Março de 2009, o baterista Tora anunciou que iria deixar a banda como membro integrante. No entanto ele continuou a gravar e a actuar com os Onmyouza como membro suporte usando o seu nome verdadeiro e não o seu nome artístico. Os restantes membros expressaram o seu choque e ressentimento, mas aceitaram a sua decisão. O primeiro concerto da banda com o baterista agora como membro suporte foi no final de Maio no famoso evento "Pure Rock Japan Live Festival".


Espero que gostem desta semana ^_^
Yari ^_^

No comments: