Wednesday, July 30, 2008

Faixa 4. Versailles | Música

Bem, há tanto tempo que não comento a música de uma banda que estou meio enferrujada! XD
Vamos lá ver se consigo.


Desta vez estou aqui para falarmos da música dos Versailles. Como já tínhamos conhecimento eles são 5, mas existem mais do que cinco instrumentos na banda. Para além do costume: voz, duas guitarras, baixo e bateria, temos também piano tocado por KAMIJO.
Nos tempos que correm parece inevitável estas novas bandas não quererem usar sons puros, como tal, os Versailles não fogem à regra e também eles usufruem do que aquelas caixinhas podem fazer.
Vamos lá ver o som, membro a membro (e não estou a falar do corpo humano XD).

Comecemos pelo vocalista KAMIJO. A voz dele é bastante harmoniosa e suficientemente grave, mas acho que lhe falta potência, projecção de voz. Atenção que até fiquei bastante contente com o que ouvi mas notei que em certas músicas as guitarras tem muito mais poder que a voz quando soam ao mesmo tempo. Isso deve ser uma coisa que pode ser alterada em estúdio. Talvez colocar a voz um 'cadinho mais alta em certas músicas. Bem, mas isso é com eles, né? XD. Também notei que ele não é muito de gritar mas sim de se fazer ouvir de forma melodiosa mesmo quando quer dar um tom mais agressivo.

Ele também toca piano, e digamos que toca muito bem! Pelo menos não consigo parar de ouvir a música “EPISODE” deles ^_^

Seguindo a ordem, chega agora a vez de HIZAKI e TERU. Destes dois rapazes não sei bem quem seja o lead guitarrist mas tenho a ideia que deve ser o HIZAKI... pelo menos tem ar disso XD. Estes dois estão numa óptima sintonia, aquelas guitarras jogam muito bem as duas juntas, sempre com ritmos acelerados. Acho que o som daquelas guitarras é bastante criativo. Estão numa onda talvez do speed metal (não quero dizer disparates XD, corrijam-me se for um disparate muito grande) mas com o toque japonês que eles conseguem dar à música. Como nas outras bandas, os músicos tendem a ser influenciados por muitos estilos de música mas estes dois, pelo menos para a banda em que estão agora, criam aquele som género rock progressivo, speed metal somando os belos dos solos extremamente rápidos que provavelmente me iriam dar nós nos dedos se tentasse fazer um agora XD.

Jasmine You, o baixista. Bem, eu gostava de ouvi-lo mais mas, para além de o baixo não ter muitas variações nas músicas, estar ora a acompanhar a bateria ora a acompanhar uma guitarra e a diferença de volume para os outros instrumentos ser só um valor... bem, ele deixa de se ouvir <.<

Tudo isto não quer dizer que ele seja mau! Ele toca bastante bem, depressa e tudo, já que tem que acompanhar os outros, e tenho ideia que toca de dedos (...mas isso eu não tenho a certeza, preciso de mais informação) só é pena não colocarem o volume mais alto para o ouvir-mos melhor nas músicas. É que realmente, com aquelas duas guitarras, eu pelo menos, não o oiço muito bem.

E cá temos o baterista YUKI. Resumindo, o homem 'tá com a pica toda nas músicas! XD Ele também deve ter uma dupla pedaleira a ajudar, mas os ritmos de bateria que faz são muito porreiros mesmo. Em geral ele está a desempenhar o seu papel muito bem.

Como é óbvio o estilo de música é J-Rock e não podemos rotulá-lo facilmente >.<
Se bem que se formos falar qual é o estilo de música que faz lembrar podemos dizer talvez, rock progressivo, speed metal, um toque de gótico...não se esqueçam é o que faz lembrar, não estou a dizer que é o estilo que têm.

Desta vez ,como foi tudo tão em cima do joelho, a música não deu para me despertar nenhumas sensações, mas fiquei com a tal ideia/conceito deles. O conceito por detrás do nome Versailles, escolhido por eles para a banda, e toda aquela história sobre os descendentes da Rosa, é como se fizessem parte de um conto de fadas com música a acompanhar. O que é sempre giro! ^_^

Eles podem ser novinhos como banda, mas na indústria da música nem por isso. Até já foram dar concertos nos Estados Unidos e mesmo aqui na Europa. Para um ano de existência acho que já foram bastante longe, mas não vão acabar já contentando-se com isto. A meu ver, tentarão fazer com que mais pessoas oiçam a música deles ^_^

E é tudo por hoje, espero que tenha conseguído transmitir o que penso da música deles.
Não se esqueçam de torcer por eles XD

1 comment:

Taiphen said...

É lá! O_O Temos guitarristas! Só agora é que vi os PV...brutal!