Tuesday, June 24, 2008

Faixa 4. Syndrome | Música

Finalmente consigui encontrar a saída do baú! Vocês não estão bem a ver o quão fundo aquilo é!...e Olhem que fiquem por lá com um pé XD vamos lá ver se não caiu outra vez lá para dentro.

Ok, só para terminar este assunto e dar asas ao próximo grupo, vamos acabar os Syndrome com uma rápida análise da sua música.



A Música

Podia ser simplista e dizer que são uma banda com tendências metal...mas não consigo XD. Até porque se os ouvirmos bem podemos acrescentar uns pormenores interessantes. Já todos conhecemos aqueles toques à JRock: as linhas complicadas em baixo tendencialmente a acompanhar a voz do vocalista; as guitarras tocando "independentemente" uma da outra e to resto dos instrumentos; o facto de serem, quase sempre, no mínimo duas guitarras e por aí... Mas os Syndrome remetem-nos para a natureza dos seus próprios elementos e dos seus trabalhos, tanto no passado como nos grupos em que agora participam.

No inicio, o som da banda era bem distinto com Tatsuya na voz. Era uma voz calma, não muito potente o que por vezes parecia limitar os outros instrumentos. Pode ser apenas ilusão minha mas, parece-me que quando Asagi substituiu o antigo vocalista, não só a sua voz criou uma nova imagem na banda como permitiu às guitarras uma expansão nova. Parece-me ouvir nesta segunda fase mais "cabriolas" e dedilhados assim como solos mais complexos. Poderá ser da troca de membros ( não nos esqueçamos que Ken também saiu ) mas também me parece que a voz possa ter dado outras asas à banda. A troca permitiu igualmente a Kizaki elaborar mais as suas linhas de baixo, podendo agora acompanhar as variações de Asagi.



No geral é interessante como podemos ouvir nos Syndrome um pouco de Phantasmagoria e um pouco de D. Ouçamos o baixo ( claro! é o Kizaki! XD) e ouçamos agora os solos ( pois...o Sin e o Ruiza XD). Também chamo à atenção do quase sempre presente teclado/órgão que também é quase uma imagem de marca dos Phantasmagoria.

Tem alguma graça se pensarmos que a banda Syndrome, que acabou por não encontrar o seu nicho no JRock durante muito tempo, conseguiu dar asas e criar duas novas linguagens que acabaram por ser transmitidas a duas bandas de metal largamente conhecidas no Japão e fora dele também!...Há males que vêm por bem! xD


Tai deshita

No comments: